Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS – 01.02 – 10H

Por Jornalismo. Publicado em 01/02/2017 às 11:33. Atualizado em 18/07/2018 às 18:11.

O tempo fica instável em todo o Paraná. O céu deve ter muitas nuvens em todas as regiões e o calor faz aumentar a umidade. Com isso, deve chover bastante principalmente na Serra do Mar e no litoral. A máxima não passa de 25ºC em Curitiba e Ponta Grossa; chega a 27ºC em Cascavel e Londrina; 28ºC em Paranaguá e Maringá; e 31ºC em Foz do Iguaçu.

O Supremo Tribunal Federal deve escolher hoje o novo relator da Operação Lava Jato. O ministro Luiz Edson Fachin se colocou à disposição para ser transferido da Primeira para a Segunda Turma da Corte. É na segunda corte que estão os processos da Operação Lava Jato no STF. Se a transferência for confirmada, Fachin pode se tornar o substituto de Teori Zavaski, morto em um acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro. Geralmente, os processos ficam com o ministro nomeado pelo presidente da República. Mas, Michel Temer disse que só indicará um novo nome quando o STF decidir o futuro da Lava Jato.

Já na primeira instância, os trabalhos da Operação Lava Jato recomeçam hoje (1º) em Curitiba. Cinco testemunhas de acusação devem ser ouvidas na ação penal que investiga o ex-ministro Antônio Palocci, o empresário Marcelo Odebrecht e mais 13 pessoas. Eles foram denunciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, depois a 35ª fase da Lava Jato. Tanto o ex-ministro quanto Marcelo Odebrecht estão presos na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

O assassinato do prefeito eleito de Piên, na Grande Curitiba, Loir Dreveck, no final do ano passado, teve motivações políticas. Ontem, o ex-prefeito da cidade, Gilberto Dranka, foi preso. Ele se escondeu da polícia no forro da casa onde mora. Segundo a investigação, o ex-prefeito encomendou a morte de Dreveck, que foi apoiado por ele na campanha eleitoral do ano passado. Depois de eleito, Dreveck afirmou que não daria cargos aos aliados do ex-prefeito, o que teria desencadeado o crime. O Presidente da Câmara de vereadores, Leonides Maahs, também foi preso.