Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias – Baleia encalha no litoral e Mortes por gripe aumentam

Por Redação. Publicado em 02/08/2018 às 09:12.

O tempo permanece estável em grande parte do Estado, apenas entre a Serra do Mar e o litoral, devido a incursão dos ventos do oceano, o dia permanece com muitas nuvens e chuviscos ocasionais. Dia nublado e máxima de 17 ºC em Curitiba, Ponta Grossa e Telêmaco Borba; em Londrina, Maringá e Campo Mourão máximas de 25ºC; 24ºC máxima em Cascavel, em Foz do Iguaçu sol entre nuvens máxima de 25ºC.

Mais uma baleia Jubarte foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (1), na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná. O Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), informou que o animal é filhote ou juvenil e ocorre que este é o período de reprodução de muitas espécies marinhas. De junho a outubro, uma parte da população do oceano Atlântico Sul vêm para à costa brasileira para isso. O animal passa por necrópsia com coleta de amostras biológicas para avaliar a causa da morte e levantar informações sobre a saúde do animal. Neste ano, esse é o segundo caso de encalhe de baleias desta espécie no Paraná.

Chega a 77 o número de mortes provocadas pela gripe no Paraná, de acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (1), pela Secretaria da Saúde. Na última semana, foram 12 casos de óbito e 32 pessoas internadas. Durante todo o ano passado, o estado registrou 53 casos de mortes pela doença. Os casos confirmados de gripe neste ano atingiram 509 pessoas. A Região Metropolitana de Curitiba é a regional com maior número de mortes (17), seguida pelas regionais de Londrina (14) e Maringá (13). Entre as vítimas fatais, 28,6% eram mulheres e 71,4% homens. 61% tinham mais de 60 anos e 80% tinha pelo menos um fator de risco para a doença, sendo que 76% foram vacinados.