Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias – Defesa Civil emite alerta sobre consumo de água neste período de ar seco

Por Jornalismo. Publicado em 13/08/2018 às 17:50.

Na terça-feira há a presença do sol sem eventos de chuva em todas as regiões paranaenses. As temperaturas ficam um pouco mais elevadas no norte e noroeste do estado. Umuarama, Campo Mourão e Cascavel amanhecem com 10 e têm máxima de 25ºC. Foz do Iguaçu tem mínima de 11 e máxima de 26ºC. Laranjeiras do Sul tem variação e 10 a 24ºC. Ponta Grossa tem mínima de 8 e máxima de 22ºC e Paranaguá mínima de 13 e máxima de 23ºC.

 

Por causa do tempo seco e os baixos índices de chuvas, alguns reservatórios estão com problema de abastecimento, que podem ocasionar até mesmo em problemas de saúde. Como é o caso da represa do Vossoroca, que abastece a região da Grande Curitiba. A Defesa Civil emitiu um alerta orientando a população quanto ao uso consciente da água neste período.

 

A Polícia Militar do Paraná emitiu nota após a polêmica gerada com o concurso que vai contratar 16 cadetes. É que a corporação está exigindo que todos os candidatos tenham um grau “regular” de “masculinidade”, a habilidade é descrita como “Capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”. Em nota a PM esclarece que usou um termo do Conselho Federal de Psicologia, o que gerou a interpretação equivocada por alguns setores da sociedade. A PM ainda reforçou que não compactua e não tolera comportamentos e posicionamentos discriminatórios e que não fez distinção entre masculino ou feminino.

 

O Instituto Ambiental do Paraná fez uma apreensão de 200 pássaros que eram mantidos em cativeiro de forma irregular em Paranavaí, na região noroeste do Estado. A ação descobriu que os criadores colocavam anéis de identificação falsos nos animais para burlar a fiscalização. Com isso, espécies que não podem ser criadas em cativeiro podiam ser confundidas com animais que tem a criação permitida nesses locais. Os criadores que mantinham o cativeiro devem responder na Justiça.

 

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Paraná. A prova acontece no dia 21 de setembro e a chamada para a segunda fase no dia 5 de novembro. Na segunda fase, as provas de redação acontecem no dia 25 e as de conhecimentos e habilidades, no dia 26 de novembro. A taxa de inscrição é de 120 reais. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro pelo site portal.nc.ufpr.br.