Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias – Governadora manda retirar termo “masculinidade” de edital da PM

Por Redação. Publicado em 14/08/2018 às 06:46.

 

Essa primeira quinzena do mês de agosto de 2018 se apresentou com um elevado volume de precipitação na metade norte do Paraná. Várias localidades as chuvas já superaram a média histórica, exemplos de Campo Mourão, Paranavaí, Londrina e Maringá. Porém no sul, litoral e Região Metropolitana de Curitiba até agora as chuvas foram poucas, com volume bem abaixo da média. Em relação as temperaturas, tivemos pelo menos uma massa de ar frio, a qual provocou temperaturas negativas e geadas no centro-sul do Paraná. E nesta terça-feira po tempo segue variável com temperaturas altas a tarde. Curitiba máxima de 21ºC, Londrina e Maringá 25ºC; Guaíra e Foz do Iguaçu também terão máxima de 25 ºC hoje.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep)  derrubou os vetos da governadora Cida Borghetti aos projetos de lei que concedem reajustes salariais aos servidores do Legislativo estadual, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público estadual, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pública. As cinco matérias propõem uma revisão geral anual de 2,76% na tabela dos vencimentos dos cargos e das funções dos servidores. Na justificativa dos cinco vetos o Poder Executivo afirma que o pagamento destas revisões colocaria em risco o limite para crescimento do gasto primário do orçamento do Estado, de modo que seria insustentável sua implementação.

A PM tentou justificar  o uso do termo masculinidade no edital para contratação de cadetes para a corporação.// A PM informou que o texto foi mal interpretado. Mas a governadora Cida Borghetti determinou a correção dos termos do edital.  Em nota, ela ressaltou que “não admite qualquer postura discriminatória nos atos das instituições de Estado, e destacou o fato de ter escolhido uma mulher, a Coronel Audilene, para o comando geral da Polícia Militar”. Edital do concurso para a seleção de 16 candidatos ao curso de formação de cadetes da PM do Paraná cita que na avaliação Psicológica, a exigência da característica “Masculinidade” descrita como a “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”.