Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias – Hospital Evangélico de Curitiba é leiloado

Por Jornalismo. Publicado em 17/08/2018 às 15:56. Atualizado em 19/08/2018 às 15:09.

Depois de quase quatro anos de intervenção, o Hospital Evangélico de Curitiba e a Faculdade Evangélica foram leiloados nesta sexta-feira (17). Foi declarado vencedor da concorrência o Consórcio R+, de Minas Gerais. O hospital e a faculdade foram arrematados por R$ 259 milhões. Esse valor será para o pagamento de dívidas trabalhistas, tributos e fornecedores da instituição. O hospital tem uma dívida de aproximadamente R$ 230 milhões e está sob a intervenção da Justiça do Trabalho desde dezembro de 2014. Noventa e cinco porcento dos atendimentos feitos no Evangélico são do SUS. Os outros 5% são referentes a convênios e atendimento particular. O objetivo é que o hospital continue cumprindo o papel social.

 

A OAB Paraná lançou nesta sexta-feira um aplicativo para receber denúncias eleitorais. O aplicativo “Voto Legal” permite a qualquer cidadão denunciar irregularidades eleitorais, de forma pública ou anônima, inserindo texto, vídeo, áudio ou foto. Ao instalar o aplicativo, a pessoa pode denunciar em tempo real os candidatos, facilitando o flagrante de quem estiver cometendo um delito eleitoral. Depois da denúncia a OAB deve analisar se o fato representa uma irregularidade, e encaminhar ao Ministério Público Eleitoral. Na plataforma também é possível acompanhar o andamento da denúncia, para saber se ela foi arquivada ou encaminhada para o MP. O aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play e no iTunes.

 

Um registro inédito de duas onças-pintadas foi feito por uma equipe de pesquisadores na Serra do Mar, em Guaraqueçaba, no litoral do Estado. A equipe faz parte do projeto “Conservação de grandes mamíferos no corredor da Serra do Mar”, e é a primeira vez que a espécie é gravada em vídeo na região. As imagens foram gravadas por uma “armadilha fotográfica”. Para fazer o registro, a equipe contou com a ajuda de moradores da região que indicaram o melhor ponto para instalar o equipamento. O último registro da presença de onças-pintadas no local tinha sido feito há mais de 20 anos, e era apenas com base em vestígios, como pegadas. Agora, com o flagrante em vídeo, fica comprovada a importância da conservação da área de Mata Atlântica para a manutenção das onças e de outros animais.