Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias – Plataforma Governo Digital permite emitir segunda via de documentos

Por Jornalismo. Publicado em 16/08/2018 às 17:04.

O sol aparece no interior do Estado, enquanto que do leste ao litoral permanece com mais nebulosidade. Campo Mourão tem variações de 12 a 21ºC. Jacarezinho tem mínima de 10ºC e máxima de 21. Ponta Grossa amanhece com 7 e tem máxima de 16ºC e Paranaguá tem  mínima de 14 e máxima de  18ºC.

 

Começou a funcionar o serviço para emitir a segunda via da carteira de identidade pela internet no Paraná. O novo serviço permite realizar o pedido da segunda via na plataforma Governo Digital. A plataforma oferece à população a possibilidade de fazer uma solicitação sem que precise ir até um dos postos do Instituto de Identificação. Já que a intenção com o serviço é reduzir o número de pessoas nas filas das unidades. Além dos dados cadastrados na primeira via do RG, o sistema também utiliza dados do Detran para permitir que as pessoas não precisem atualizar o cadastro pessoalmente.

 

A Polícia Civil de Londrina, no norte do Estado, deflagrou uma operação contra uma quadrilha que fazia empréstimos e cobrava juros abusivos das vítimas. São cumpridos cinco mandados de prisão, cinco de busca e apreensão e três de sequestro de bens. Até o momento, apenas um dos mandados de prisão foi cumprido. De acordo com a polícia, além de cobrar juros abusivos, a quadrilha obrigava, sob ameaça, as vítimas que não conseguissem pagar as parcelas a transferir bens, como imóveis, em cartórios da cidade. A suspeita é de que a quadrilha já teria se apropriado de quatro milhões de reais.

Duas cobras exóticas foram encontradas em uma casa em Apucarana, no norte do Estado. Elas estavam dentro de um guarda-roupas e outra embaixo de uma cama. Além das cobras também foram encontrados um macaco-prego, uma coruja-do-mato, um pássaro coleirinha e um lagarto teiú. A polícia ambiental chegou até o local depois de uma denúncia, que informou que um homem estava oferecendo animais silvestres num grupo de aplicativo de mensagens. O morador da casa foi preso em flagrante. O homem não tinha documentação ambiental para possuir os animais silvestres.  As cobras encontradas só podem entrar em território nacional com autorização do órgão ambiental competente. O homem pode responder por vender, expor à venda, ter em depósito e manter em cativeiro animais silvestres. A pena para o crime varia de seis meses a um ano de prisão. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, o caso pode ser encaminhado ao Juizado Especial Criminal.