Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias – Mulheres são algemadas a uma cama em delegacia

Por Jornalismo. Publicado em 27/07/2018 às 15:46.

Com diversos eventos no litoral do Estado neste final de semana, a BR-277 promete ter muita movimentação.  A concessionária que administra o trecho prevê movimento de mais de 60 mil veículos na rodovia durante os três dias entre Curitiba e o litoral. O movimento de pico é previsto para esta sexta-feira (27) entre às sete e também às oito da noite. Durante o sábado (28), o tráfego deverá permanecer normal neste trecho da BR-277. No retorno para Curitiba, a concessionária prevê maior tráfego de veículos no período da tarde de domingo (29).  Durante a viagem, a recomendação é que os motoristas tenham o telefone 0800 410 277, para qualquer incidente e pedido de socorro ou ajuda.

 

Três mulheres estão presas a uma cama, algemadas pelos pés, na delegacia da Polícia Civil de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Elas foram presas na última quinta-feira (26) e continuavam na mesma situação, até esta sexta (27). A justificativa é a de que não há espaço na cadeia. A cama em que elas estão algemadas serve de descanso para os policiais de plantão. Na delegacia há cerca de 50 presos, mas o espaço tem capacidade para cinco pessoas. Em nota, a Polícia Civil disse que está ciente da superlotação e que vem trabalhando junto ao Judiciário e o Departamento Penitenciário do Estado, para que as presas sejam removidas. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, há aproximadamente 10 mil presos nas cadeias do estado.

 

O prefeito de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Estado, Beto Sobrinho (PSC) foi reconduzido ao cargo após uma liminar do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ele estava afastado desde o dia 14 de junho após a Câmara de Vereadores aceitar denúncia e abrir uma Comissão Processante contra o prefeito. Ele foi acusado de descumprimento de leis municipais. A denúncia pede a cassação do mandato do prefeito por infração político-administrativa. Beto Sobrinho chegou a solicitar um mandado de segurança com pedido de liminar para retornar ao cargo, mas foi recusado pela Justiça no fim de junho. No entanto, esta semana, o TJ determinou que o prefeito fosse reconduzido ao cargo, porque os dispositivos da Lei Orgânica Municipal, que deram base para o afastamento do prefeito, aparentam inconstitucionalidade.