Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Giro de Notícias: Propriedades rurais do Paraná têm melhor infraestrutura do que a média nacional

Por Jornalismo. Publicado em 02/08/2018 às 16:14.

Na sexta-feira uma área de instabilidade ganha força no Paraná provocando chuva nas regiões noroeste e norte. Essa condição não chega a afetar as outras regiões do Estado. As temperaturas ficam amenas durante o período noturno, mas um pouco mais elevadas no decorrer da tarde. Jacarezinho amanhece com 14 e chega a 28º. Apucarana e Campo Mourão têm mínimas de 12 e máximas de 25ºC. Cascavel e Laranjeiras do Sul têm mínimas de12 e máximas de 24º e em Paranaguá, variações de 13 a 23º.

 

O Paraná tem mais propriedades rurais com energia e internet do que a média nacional. O censo agropecuário do IBGE mostrou que a infraestrutura supera a média. De acordo com o censo, 89% das propriedades utilizam energia elétrica, 80% contam com telefone e 43% têm acesso à internet.  Além da garantia do bem-estar à população que vive no campo, o acesso à infraestrutura melhora a competitividade da produção agropecuária paranaense.

 

O Porto de Paranaguá recebeu um visitante especial essa semana. Um filhote de lobo-marinho-subantártico escolheu o cais do Porto para descansar. Os funcionários da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina acionaram os órgãos ambientais e entidades que atuam na conservação de animais marinhos. Equipes de biólogos acompanharam a permanência do visitante no cais.  O animal voltou para o mar e não foi mais visto. O lobo-marinho se alimenta de peixes e crustáceos e pode pesar entre 50 e 160 kg. Na idade adulta, ele pode chegar a atingir dois metros de comprimento.