Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Greve geral tumultua início do dia em diversas cidade

Por Redação. Publicado em 14/06/2019 às 09:27.

Greve geral tumultua início do dia em diversas cidades. Giro de Notícias com Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

A sexta-feira de greve geral tem a adesão de pelo menos 40 categorias na capital.// Fábricas, refinarias, bancos, escolas e universidades estão entre os locais que devem ficar fechados ou ter as atividades parciais hoje.// O protesto é contra medidas do governo federal. Apesar do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana ter anunciado que a categoria decidiu não aderir à greve geral desta sexta-feira (14), algumas linhas não circulam hoje. É que representantes de centrais sindicais bloquearam três garagens desde a madrugada impedindo a saída dos ônibus. Equipes da Polícia Militar começaram a chegar nestas garagens e afastaram os manifestantes que impediam a saída dos coletivos.

 

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) garantiu a bancos o direito de requisitar à Justiça o uso de força policial ou segurança privada para evitar piquetes ou invasões de agências durante greves. A apresentação de diversas ações ao mesmo tempo para assegurar o acesso de trabalhadores não grevistas e de clientes às instalações bancárias, segundo a corte, é legal.

Uma investigação da Polícia Federal aponta que a possível origem dos ataques de hackers a celulares de autoridades ligadas à Operação Lava Jato foi a partir do celular do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.// O indicativo é de que, em abril deste ano, o Telegram instalado no aparelho dele foi invadido e assim o hacker teve acesso aos telefones de outras autoridades.// No caso do coordenador da força-tarefa em Curitiba, Deltan Dallagnol, os indícios apontam que os hackers acessaram e copiaram informações privadas do Telegram.// Uma das linhas de investigação é a de que esse invasor é brasileiro ou um brasileiro auxiliando um estrangeiro, porque conhecia com profundidade a lava jato.//