Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Inscrições abertas para 8ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias

Por Redação. Publicado em 28/06/2019 às 17:11.

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) – promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) QUE É referência na promoção da cultura científica, está com inscrições abertas para a 8ª edição. Confira com o Vacy Álvaro.

Produção: Vacy Álvaro

Organizada pelo PTI, FIciencias 2019 está com inscrições abertas

Já consolidada como referência da promoção da cultura científica, a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) – promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com diversas universidades – está com inscrições abertas para a sua 8ª edição. O evento ocorre de 5 a 8 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

O regulamento e as inscrições, que devem ser realizadas até o dia 31 de julho, podem ser acessados no site www.ficiencias.org. Podem participar alunos matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico ou em cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes, dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Brasil; da Argentina; e do Paraguai.

Para a Feira, serão selecionados 150 trabalhos nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, Agrárias, Sociais Aplicadas, Saúde ou Engenharias. Os estudantes podem se reunir em grupos de até três alunos e devem ter um orientador com mais de 18 anos, que pode ser um professor da escola, um aluno em fase de graduação ou já graduado, para auxiliar na condução da pesquisa.

Já durante a Feira, em novembro, os autores dos melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro, além de troféus, medalhas e passaportes para outras feiras semelhantes.

Em 2018, mais de 1.200 pessoas visitaram a Feira. O trabalho vencedor foi o “TechPipe”, um sistema para detectar vazamentos em tubulações de água, que foi elaborado pelos alunos do Colégio Sesi de Irati (PR). Mais informações estão disponíveis no site www.ficiencias.org.