Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Inscrições abertas para premiação de projetos relacionados a água e sustentabilidade

Por Redação. Publicado em 22/02/2019 às 09:31.

Uma boa oportunidade para jovens entre 15 e 20 anos de todo o Brasil é participar do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. O prazo para enviar trabalhos encerra no dia 31 de março. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Alvaro.

Inscrições abertas para o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Jovens entre 15 e 20 anos de todo o Brasil, interessados em desenvolver soluções para desafios relacionados a água e sustentabilidade, podem se inscrever na etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. A chamada de trabalhos encerra no dia 31 de março.

Criado em 1997, o Prêmio é promovido anualmente pelo Instituto Internacional de Águas de Estocolmo, com a participação de milhares de jovens de 30 países. Em 2017, pela primeira vez, foi promovida no Brasil a etapa nacional para o Prêmio, e em 2018 a segunda edição recebeu 40 trabalhos, de 13 estados. Na ocasião, o anúncio do vencedor ocorreu durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF).

O melhor trabalho foi desenvolvido pelo estudante Guilherme da Cruz Catharino, de São Paulo (SP): um sistema de gerenciamento hídrico que consegue controlar o nível do reservatório interno e a vazão de abastecimento da distribuidora no local instalado. “O meu projeto contempla um sistema de monitoramento aplicado para residências e condomínio. Com ele, é possível ter um gerenciamento de consumo em tempo real, presença de ar nas tubulações, nível do reservatório da caixa d’água. E tendo um dado de consumo, é muito mais fácil saber o quanto está consumindo, de quanto poderia ter economizando, e ainda a questão dos vazamentos”.

Entre os objetivos da Prêmio está incentivar o desenvolvimento da ciência como base para a resolução de problemas práticos e conflitos hídricos; promover um ambiente que encoraje a prototipação, a criação de modelos de negócio e empreendedorismo; além de promover a criação de redes de contato.

 

Ao projeto vencedor da etapa nacional será destinado um troféu, um certificado para cada membro da equipe e uma viagem incluindo transporte, hospedagem e alimentação para representar o Brasil na final internacional, que será realizada entre os dias 24 e 29 de agosto na Suécia. A etapa nacional classificatória será realizada em São Paulo (SP) em data a ser definida.