Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Itaipu e Copel desenvolvem projeto inédito de microgrid no Oeste Paranaense

Por Redação. Publicado em 29/03/2019 às 09:01.

No Oeste do Paraná, a estimativa é que o consumo de energia elétrica na região aumente 90% na próxima década. Uma alternativa para suprir esta demanda pode estar nas microrredes. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Álvaro.

 

Texto:

Itaipu e Copel desenvolvem projeto inédito de microgrid no Oeste Paranaense

Em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Estado, a Granja São Pedro já entrou para a história do desenvolvimento de novas fontes de energia no Brasil há cerca de dez anos como pioneira na produção de eletricidade a partir do biogás gerado com resíduos da criação de suínos. Agora, ela volta a figurar na vanguarda das energias renováveis, com a implantação de uma microgrid integrada à rede de distribuição da Copel.

As microgrids (ou microrredes), são pequenas redes de produção e distribuição de energia, compostas por cargas, geradores, dispositivos de armazenamento (baterias) e outros elementos, que podem ser operadas de forma isolada ou integradas ao sistema de distribuição local.

Essas redes constituem um dos campos mais promissores no desenvolvimento tecnológico nos próximos anos, por sua importância estratégica e por viabilizar o aproveitamento de diferentes fontes renováveis (como biogás, solar e eólica), como alternativas para garantir segurança energética associada ao conceito de geração distribuída ou descentralizada.

No Oeste do Paraná, por exemplo, a adoção de microrredes pode se converter em uma importante ferramenta para consolidar a região como principal polo de produção de proteína animal no País. Segundo diagnóstico contratado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) junto ao CIBiogás e patrocinado pela Itaipu, estima-se um crescimento de quase 90% no consumo da energia elétrica da região na próxima década.

E a Granja São Pedro, de propriedade da família Colombari, comprova isso. Ali, a microrrede constitui a primeira fase de um projeto em parceria entre a Itaipu e a Copel. A iniciativa lança mão da experiência da Copel Distribuição, eleita a melhor empresa nacional do segmento e pioneira na área da eletrificação rural, e da Itaipu, a maior produtora de energia do mundo a partir de uma fonte sustentável.

A granja foi escolhida pelo seu pioneirismo na utilização do biogás para a geração de energia, além de ser uma das unidades de demonstração apoiadas pelo CIBiogás e o Parque Tecnológico Itaipu, instituições que detêm larga experiência na pesquisa e no desenvolvimento das renováveis na região.
(Com informações da Itaipu Binacional)