Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça condena seis pessoas em processos da Operação Carne Fraca

Por Jornalismo. Publicado em 28/09/2018 às 15:36.

A Justiça condenou seis pessoas, em Curitiba, por conta de processos da Operação Carne Fraca.  Os réus foram condenados por crimes de corrupção passiva e passiva privilegiada. A ação penal investiga irregularidades na Superintendência Federal de Agricultura no Paraná e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na denúncia, o Ministério Público Federal narra as irregularidades cometidas por funcionários públicos, ligados a Superintendência, e que atuavam nas empresas, entre elas os frigoríficos ligados ao grupo JBS, a BRF Brasil Foods.

 

Desde que o sistema de biometria foi instalado no Paraná, em 2009 até o fim do prazo neste ano, 678 mil 504 títulos eleitorais foram cancelados, ou seja, são eleitores que não vão poder votar. Esse índice elevado aconteceu por conta do processo de cadastramento biométrico no Estado, que chegou a 90% dos municípios. Além daqueles que simplesmente não compareceram ao recadastramento, também há pessoas que se mudaram, que costumam não votar ou até que já morreram.

 

Virmond, na região central do Estado, próximo a Guarapuava, tem surto de meningite. Após seis casos confirmados da doença, a secretaria da saúde emitiu um alerta informando da situação. Já que a meningite é uma doença transmitida por via respiratória, através de gotículas de saliva expelidas por meio da fala, espirro, tosse, beijo ou compartilhamento de objetos pessoais. Além de que, mesmo sem apresentar sintomas, algumas pessoas podem ser transmissores da doença, o que determina medidas de prevenção de aglomeração de pessoas. Dos seis casos confirmados, quatro foram em jovens de 16 a 31 anos e os outros dois em crianças de 8 e 6 anos. Para reforçar as medidas de bloqueio do surto, a Secretaria da Saúde enviou à Virmond um reforço de medicamentos específicos para bloqueio dos contatos dos pacientes. A Regional de Saúde monitora todos os casos suspeitos e apoia ações dos técnicos municipais. Os principais sintomas da meningite são febre alta repentina, dor de cabeça, rigidez de nuca, vômito e em alguns casos podem também aparecer manchas na pele. Não é necessário alarde da população de Virmond. No entanto, se perceber os sintomas da meningite é importante que as pessoas procurem atendimento de saúde imediatamente.