Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Justiça pede bloqueio de bens da concessionária Viapar denunciada na Lava Jato

Por Redação. Publicado em 12/02/2019 às 09:39.

Justiça pede bloqueio de bens da concessionária Viapar denunciada na Lava Jato, confira o Giro de Notícias com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

Giro de notícias COM TRILHA

Giro de notícias SEM TRILHA

A Justiça determinou a indisponibilidade imediata de 33% da receita bruta mensal da concessionária de rodovias Viapar. A decisão liminar do juiz Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara da Justiça Federal de Curitiba antendendo um pedido dos investigadores da lava jato. Ao todo três empresas controlam a Viapar e têm agora prazo para depositar em juízo 11% do valor que receberam da concessionária desde 2018. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), as irregularidades começaram em 1999, quando as empresas passaram a pagar propinas para obter aditivos em contratos com o estado. As irregularidades na administração da concessão de rodovias começaram a ser apontadas pelo MPF em 2013, quando os procuradores, identificaram 13 atos secretos em benefício das concessionárias. No caso da Viapar, de acordo com a força-tarefa, a investigação identificou que a concessionária, conseguiu aprovar aditivos retirando obras do contrato indevidamente, entre as obras que deixaram de ser feitas está a duplicação da BR-369, entre Campo Mourão e Cascavel. Em nota, a Viapar informou que ainda não foi intimada da decisão e que depois que isso ocorrer vai se manifestar no processo judicial. O governo do estado também foi notificado e vem contribuindo com as investigações.

O governo do estado encaminhou para votação Ana Assembleia Legislativa o projeto de reforma administrativa, para extinguir 13 secretarias que o estado deixou de usar, a redução FOI DE 28 para 15. A reforma administrativa vai gerar, segundo o governo paranaense, a economia 10 milhões de reais por ano aos cofres públicos. Duas outras etapas de revisão da estrutura de governo.

A carceragem da Delegacia de São José dos Pinhais foi esvaziada nesta e deve passar por higienização após o registro de casos de sarna entre os presos, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Administração (Sesp). A Sesp informou que os 48 homens e quatro mulheres que estavam na delegacia foram transferidos para penitenciárias da região de Curitiba.