Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Legislativo do Paraná é o único que não tem comunicação institucional

Por Redação. Publicado em 28/03/2019 às 15:33.

Pesquisa aponta que o trabalho da Assembleia legislativa de Santa Catarina é um dos mais eficientes em transparência. Paraná pode ter projeto parecido. Licitação deve contratar os serviços para uma comunicação institucional na casa.

Na região Sul, a única Assembleia Legislativa que não realiza qualquer tipo de esforço de comunicação institucional é a do Paraná. No Rio Grande do Sul a comunicação está dirigida principalmente em dar transparência ao que a casa faz, é o que indica um estudo encomendado pela AERP (Associação das emissoras de radiodifusão do Paraná). Na Assembleia legislativa gaúcha (ALRS), o trabalho de comunicação foi elencado principalmente por contribuir para a transparência e prestação de contas dos deputados do estado. Em SC, além de demonstrar de forma transparente a casa também se aproximou do cidadão catarinense com a divulgação de projetos de lei aprovados e que têm impacto direto na vida de todos como explica a diretora de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), Maria Helena Vieira.

A ALESC utiliza spots informativos com notas de utilidade públicas nas emissoras de rádio e de TV para se informar a população e mostrar a relevância das atividades na vida das pessoas. Maria Helena Vieira ressalta que a ao se comunicar melhor, o desempenho dos deputados estaduais é reconhecido pela população que acompanha a prestação de contas do que é feito no legislativo catarinense.

O uso da comunicação institucional através do rádio e da TV, em SC também rendeu reflexos em meios digitais. Usando como exemplo o Facebook, a ALESC, possui um seguidor a cada 43 habitantes catarinenses que estão na rede, já o Paraná tem ao mesmo tempo o maior número de cidadãos conectados ao Facebook e o menor índice de seguidores na página do facebook da Alep. No Rio Grande do Sul a média de seguidores é proporcionalmente o dobro do legislativo paranaense.

O estudo encomendado pela AERP indica que entre as assembleias legislativas de todo o país, há um excesso de divulgação de datas ou eventos comemorativos e pouca preocupação com o envolvimento da sociedade.  Situação que os parlamentares paranaenses demonstram interesse em mudar.  A Alep anunciou que vai licitar serviços para aumentar a comunicação institucional e se aproximar dos paranaenses, como explica o presidente Alep, deputado estadual, Ademar Traiano (PSDB) explica como será a contratação.

O levantamento foi realizado pela XYZ Estratégias em parceria com a Netquest (Serviços de Pesquisa e Painel On Line).

Repórter Ligia Gabrielli