Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mais de um milhão de estudantes faltaram ao segundo dia de provas do Enem

Por Jornalismo. Publicado em 12/11/2018 às 16:42.

No segundo domingo de provas, mais de um milhão de estudantes faltaram ao Enem, o que representa 29,2% dos mais de cinco milhões de inscritos. O índice é maior do que o do domingo passado, que foi de 24,9%. No entanto, é normal o aumento de faltas no segundo dia, por desistência do aluno que não teve o desempenho que desejava. Outros 66 estudantes foram eliminados, por descumprimento das regras gerais do edital, por usar material impresso e por não atender a orientações dos fiscais. Dois foram eliminados na revista no detector de metais e por recusa na coleta dos dados biométricos. O gabarito oficial será divulgado no dia 14 de novembro. Já o resultado deve ser divulgado até o dia 18 de janeiro de 2019. A nota do Enem pode ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, ou a bolsas em instituições privadas, pelo ProUni e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

 

Em Piraquara, na região Metropolitana de Curitiba, a polícia investiga a denúncia de abuso sexual contra uma criança de três anos no Centro Municipal de Educação Infantil que frequenta.  Os moradores e pais de outras crianças da instituição fizeram um protesto pedindo providências a respeito do caso. O crime teria acontecido na última semana. A mãe da criança notou manchas de sangue nas roupas da menina. A família procurou ajuda médica e uma perita do Instituto Médico-Legal confirmou a violência. A menina está no Hospital Pequeno Príncipe, passando por exames, mas sem previsão de alta. A família registrou o Boletim de Ocorrência, mas questiona a omissão da direção da escola, que não teria repassado o caso a Secretaria Municipal de Educação. A delegacia local vai investigar o caso e deve ouvir professores e familiares ao longo da semana.

 

Um homem foi preso transportando mais de 210 quilos de crack na PR-580 em Umuarama. De acordo com a Divisão Estadual de Narcóticos, a droga estava sendo transportada em um compartimento na cabine de um caminhão bitrem com placas de Cascavel. Na delegacia, o motorista que já possui antecedentes criminais pelo mesmo crime, alegou que carregou o entorpecente na cidade de Ponta Porã (MS) e transportaria até Santos (SP). Ele receberia  15 mil pelo transporte. De acordo com a delegada responsável pela apreensão, o prejuízo ao narcotráfico com essa apreensão chega a mais de seis milhões de reais. O motorista foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e aguarda preso à disposição da Justiça.