Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Manejo das águas subterrâneas é debatido entre Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia

Por Redação. Publicado em 07/06/2019 às 14:51.

Foz do Iguaçu reúne profissionais da América Latina em workshop sobre águas subterrâneas. Profissionais do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia debatem  o manejo das águas subterrâneas.

Foz do Iguaçu reúne profissionais da América Latina em workshop sobre águas subterrâneas

 Profissionais do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia estão reunidos no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), até a próxima sexta-feira (07), para discutir tecnologias e metodologias relacionadas às melhores práticas  de manejo das águas subterrâneas.

O Workshop Internacional “Avaliação dos impactos na quantidade e qualidade da água subterrânea e sua mitigação”, iniciou na última segunda-feira e está sendo organizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), em parceria com a Itaipu Binacional, o programa GRAPHIC da Unesco e o Centro Regional para la Gestion de Aguas Subterraneas America Latina y el Caribe (CeReGAS).

O primeiro dia de atividades contou com a presença do professor da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do programa GRAPHIC no Brasil, Henrique Chaves, que apresentou algumas tecnologias e metodologias utilizadas pelo programa:

“São metodologias simples, mas ao mesmo tempo robustas que permitem ao gestor hídrico fazer análises que possam demonstrar a melhoria da qualidade e da quantidade de água subterrânea em determinada bacia hidrográfica”.

De acordo com a gerente do CIH, Nara Nami Gazzola, o Centro – que é considerado um dos Centros de Categoria 2 da Unesco – sempre teve entre suas atribuições as questões relacionadas à gestão sustentável dos recursos hídricos, entre elas as águas subterrâneas.

“Nós decidimos fazer essa parceria visualizando todos os projetos que estavam acontecendo aqui na região, que no caso, é o Projeto Hidrosfera”.

Outro destaque da programação foi o Projeto Hidrosfera, desenvolvido em parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e tem como objetivo caracterizar o Sistema Aquífero Serra Geral.

O professor do Departamento de Geologia da UFPR e coordenador do projeto, Gustavo Athayde, destaca a importância do Aquífero para o desenvolvimento social e econômico da região.

“Ele é fundamental para o desenvolvimento social e econômico porque praticamente todos os municípios usam água desse aquífero para abastecimento e também as indústrias, ele é fundamental, por exemplo, na região de Toledo aquelas grandes empresas usam praticamente 100% água subterrânea”.