Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mitos e verdades sobre as vacinas

Por Jornalismo. Publicado em 25/07/2018 às 16:24.

As vacinas são importantes ferramentas capazes de proteger o organismo humano contra agentes infecciosos como os vírus e as bactérias. A paralisia infantil, por exemplo, foi extinta do Brasil nos anos 1990, mas podem voltar a ter casos se a população deixar de se vacinar. Para que sejam efetivas e as doenças do passado permaneçam no passado é preciso esclarecer alguns mitos sobre a vacinação. O chefe do Centro Estadual de Epidemiologia da Secretaria Estadual da Saúde, João Luis Crivellaro, reforça que a vacinação é o método mais eficaz de romper a cadeia de transmissão da doença.

 

O secretário destaca que os boatos espalhados, muitas vezes pelas redes sociais, têm feito as pessoas pararem de se vacinar. Outro exemplo é o sarampo, uma doença que mata e foi extinta do Brasil há anos, mas que já há casos confirmados da doença no país.

 

As vacinas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde de todo o país, de acordo com a idade e o histórico de vacinação de cada um. É importante se imunizar para que estas doenças que podem ser evitadas com as vacinas não façam mais vítimas.

 

 

De Curitiba, Dieneffer Santos.