Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Moro aceitou o convite de Bolsonaro para comandar o superministério da Justiça

Por Jornalismo. Publicado em 01/11/2018 às 17:29.

O juiz federal Sérgio Moro aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para comandar o superministério da Justiça, que vai integrar o atual Ministério da Justiça e da Segurança Pública, além da Controladoria-Geral da União e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras. A informação foi confirmada por meio de nota nesta quinta-feira. Moro falou em implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado. Com a decisão, o magistrado deixa a toga e deve se afastar dos processos da Operação Lava Jato já nos próximos dias.

Com o afastamento de Sérgio Moro dos processos da Lava Jato, a operação deve ser comandada temporiamente, pela juíza Gabriela Hardt que é substituta da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná. A juíza deve assumir o comando das oitivas e julgamentos. Gabriela Hardt fica à frente dos processos da Lava Jato até que seja escolhido um novo juiz titular. Ela não pode assumir em definitivo porque é juíza substituta. A seleção, de um novo juiz, será de responsabilidade do Tribunal Regional Federal da 4ª região.

 

A partir da meia noite desta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal intensifica as ações nas rodovias de todo país durante a chamada Operação Finados. Durante o feriado prolongado deste ano, a previsão das concessionárias de pedágio é de que o fluxo de veículos aumente até 60% em relação à média dos dias normais. A Operação Finados segue até domingo e tem como prioridades o controle de velocidade com radares portáteis, o combate à embriaguez ao volante e a fiscalização de ultrapassagens proibidas. Segundo a PRF estão entre os focos, o uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças, além de fiscalizações específicas de motocicletas também.