Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Moro deixa a Lava Jato e não pode mais julgar o ex-presidente Lula

Por Jornalismo. Publicado em 02/11/2018 às 16:00.

 

Depois de ter aceitado o convite para ser ministro da Justiça do presidente eleito Jair Bolsonaro, o juiz Sérgio Moro  deixa de comandar a Operação Lava Jato no Paraná e não pode mais julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente  é réu em dois processos da Lava Jato. E em 14 de novembro, ele seria interrogado por Moro na ação que apura a compra do sítio de Atibaia. Mas com a decisão de deixar o Judiciário, Moro já está afastado das novas audiências.

 

A abertura de vagas temporárias deve aumentar neste fim de ano. De acordo com uma sondagem realizada pela Fecomércio, que identificou que 17% das empresas dos setores de comércio e serviços do estado devem contratar trabalhadores temporários.  Isso deve gerar mais de cinco mil vagas de empregos temporárias no Paraná.
É a maior projeção de contratação dos últimos três anos. As contratações vão se concentrar na função de vendedor, com 49%, para dar conta do fluxo adicional de consumidores durante o Natal e festas de fim de ano.  Também devem ser criadas vagas temporárias para atendente geral, 12,6%, estoquista com 9,8% e caixa com 9,8%.

 

O Paraná é hoje o sexto estado do país que mais usa a energia solar. São 2.767 sistemas de energia solar, entre residências, comércio, indústria, rural e outros. Mas quando se fala em potência instalada, o Estado gera 5,4% da energia solar produzida no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, que é responsável pelo levantamento, a potência é suficiente para abastecer 500 mil residências e atender o consumo de dois milhões de brasileiros. Os painéis solares, que usam a luz do sol para gerar energia elétrica e que até seis anos atrás eram praticamente desconhecidas do público, hoje já alimentam mais de 42 mil casas, empresas e demais estabelecimentos do Brasil. No caso do Paraná, chama a atenção o fato de estar entre os dez estados com índices de radiação solar bem melhores que o seu, como a Bahia e o Espírito Santo.