Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Moro garante implantação de centro de segurança de fronteira no PR

Por Redação. Publicado em 26/03/2019 às 16:22.

O ministro da justiça Sérgio Moro garante implantação de centro de segurança de fronteira no PR. Giro de Notícias com Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

O Paraná deve ser o primeiro estado brasileiro a receber um centro de integração para cuidar da segurança de fronteira. O acordo foi firmado durante encontro do governador Ratinho Junior e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, nesta terça-feira (26), em Brasília. A implantação do projeto-piloto proposto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública envolve a criação de um grupo de trabalho de órgãos estaduais e federais.

Os vereadores afastados de Londrina, no norte do Paraná, Mário Takahashi (PV) e Rony Alves (PTB) pediram na justiça para que a Câmara pague os salários que foram suspensos quando eles foram denunciados e afastdaos dos cargos. Takahashi cobra mais de R$ 100 mil, e Alves pede o pagamento de R$ 51.600. Os dois vereadores foram afastados dos mandatos em janeiro de 2018. Eles são réus na Operação ZR3, que apura fraudes no zoneamento urbano de Londrina. O processo ainda está em curso, ainda não há sentença, mesmo assim a Justiça manteve os afastamentos para não atrapalhar as investigações.

Em Paranaguá, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, cassação do mandato de Marquinhos Roque (Podemos) como vereador de Paranaguá, no litoral do Paraná, por infidelidade partidária. O parlamentar, que é presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, foi eleito para a atual legislatura pelo MDB, em 2016, mas trocou de partido em 2018, quando se filiou ao Podemos. A decisão do ministro Luiz Edson Fachin confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que tinha determinado a cassação do mandato do vereador em fevereiro. Com a confirmação, Roque deve deixar o mandato e a presidência da câmara nesta quarta-feira.

Os 12 macacos encontrados mortos em Castro, município nos Campos Gerais do Paraná, foram enviados para Curitiba para análise sobre a possibilidade de morte por febre amarela. Cinco deles foram encontrados na segunda-feira (25) e os outros na semana passada. O resultado dos exames devem ficar pronto e divulgados nesta semana.