Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O Rio Iguaçu está na UTI, alerta estudo da SOS Mata Atlântica

Por Redação. Publicado em 14/11/2018 às 08:00.

A qualidade da água do Rio Iguaçu está cada vez mias preocupante. Em seis dos 21 pontos analisados ao longo do corpo hídrico, a qualidade da água é considerada ruim. A Fundação SOS Mata Atlântica, percorreu toda a extensão do rio. Confira com Vacy Álvaro.

Texto: A qualidade da água do Rio Iguaçu, o mesmo que nos brinda com as belezas das Cataratas do Iguaçu, se encontra em situação preocupante. Foi isso o que apontou um trabalho coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica. Em seis dos 21 pontos analisados ao longo do corpo hídrico, a qualidade da água é considerada ruim.

A expedição foi realizada em outubro e percorreu o rio desde a sua formação, em Curitiba, até a foz do rio Paraná, em Foz do Iguaçu (PR), totalizando mais de 1 mil quilômetros em 40 cidades do Paraná, Santa Catarina, além da fronteira com a Argentina.

De acordo com Malu Ribeiro, coordenadora do Programa Águas, da SOS Mata Atlântica, a parte mais poluída está no trecho inicial do rio, na região de Curitiba, e a situação só é  menos preocupante na área de proteção do Parque Nacional do Iguaçu:

“Infelizmente nós constatamos que o Rio Iguaçu está na UTI. Ele recebe vários contaminantes, provenientes de remanescentes de esgotos sem tratamento ou com baixo índice de tratamento, também muitos fertilizantes utilizados na agricultura, e sedimentos decorrentes da ausência de mata nativa em vários trechos da bacia. A soma dessas agressões faz com que o rio só apresente a qualidade da água como boa e ótima em dois pontos de coleta, justamente dentro da área protegida pelos Parque Nacional do Iguaçu, do lado do Brasil e da Argentina. A qualidade da água, mesmo com temporal torrencial como quando estávamos lá, se manteve com um índice ótimo de qualidade”.

O levantamento é inédito e será apresentado na Conferência Mundial do Clima, em dezembro, na Polônia. O objetivo é garantir um compromisso das autoridades do Brasil e do exterior em melhorar a qualidade da água doce no mundo.

Produção: Vacy Alvaro