Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação Praia Limpa mira em quadrilhas que atuam no Litoral

Por Jornalismo. Publicado em 04/09/2018 às 16:20.

A operação Praia Limpa foi deflagrada nesta terça-feira (4) pela Polícia Civil. O objetivo da operação é localizar sete pessoas apontadas como chefes de três quadrilhas de trafico de drogas, que atuam principalmente no Litoral do Estado. Ao todo, são 33 mandados judiciais, sendo sete de prisão preventiva e outros 26 de busca e apreensão. A operação acontece em Matinhos e Pontal do Paraná. Segundo a polícia, além dos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, existe a suspeita de que estas quadrilhas podem estar envolvidas em homicídios contra rivais.

A capital paranaense é a cidade mais conectada de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018, divulgado nesta terça-feira (4). Curitiba ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral. O estudo avaliou cerca de 700 municípios e foi feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O fórum propõe o debate de iniciativas para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, reunindo empresas do setor privado, entidades e governo. O Ranking Connected Smart Cities foi lançado em 2015 e a metodologia foi desenvolvida a partir do levantamento das principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis.

Após o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de janeiro, o Corpo de Bombeiros do Paraná se prepara para evitar que situações parecidas ocorram em Curitiba. Na ultima segunda feira, os grupamentos realizaram uma reunião a fim de se saber quais as condições reais dos espaços museais da Capital. A última vez que foi realizado um levantamento desse tipo foi em 2013 e na ocasião os bombeiros do Paraná constataram que pelo menos cinco museus estavam em desacordo com as regras e orientações estabelecidas pela corporação: Museu de Arte Contemporânea, Museu Oscar Niemeyer, Museu Alfredo Andersen, Museu Paranaense e Museu do Expedicionário. Em 2015, apenas dois desses estabelecimentos, o Museu Oscar Niemeyer, e  o do Expedicionário, estavam se adequando às recomendações. Ainda não é possível avaliar qual a situação atual dos museus curitibanos e qualquer avaliação nesse sentido seria precipitada no momento. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, existem atualmente no Paraná 313 museus, sendo que cerca de 40% desses estabelecimentos estão sediados na Capital. O Ministério Público Federal (MPF) afirmou por meio de uma nota pública, que a perda do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro é “irreparável”, não podendo ser recuperada por nenhum esforço de reconstrução. As investigações sobre as causas do incêndio ficarão com a Polícia Federal, que abriu inquérito. Pesquisadores do Museu Nacional nutrem a esperança de que parte do acervo, justamente peças mais raras e valiosas, possa ter sido salva do fogo dentro de cofres e armários de aço especiais.