Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Operação Respeito: 176 acusados de violência doméstica foram presos no Paraná

Por Redação. Publicado em 08/03/2019 às 09:33.

Operação Respeito: 176 acusados de violência doméstica foram presos no Paraná. Giro de Notícias com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Policiais civis atuaram em flagrante 176 homens por violência contra a mulher durante a Operação Respeito, deflagrada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) no último sábado, 2 de março, para combater crimes contra a mulher. A ação foi encerrada nesta sexta-feira, 8, e o número representa um balanço do cumprimento de mandados de prisão em aberto decorrentes de violência doméstica.  Cerca de 250 policiais civis participaram da operação. Destes flagrantes, dois foram presos por tentativas de feminicídio e dois por feminicídio. Dentre as ordens judiciais que estão sendo cumpridas, a PCPR agilizou todos os pedidos de medidas cautelares referente aos casos de violência contra a mulher, que ocorreram durante o período de Carnaval deste ano. O intuito é que os casos registrados em todas as regiões do Estado sejam solucionados já durante a operação.

A pesquisa Violência Contra as Mulheres, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada no fim de fevereiro, mostra que não existe lugar seguro para as mulheres. Em todos os ambientes elas sofrem agressões.E, para piorar, a pesquisa mostra que a maioria dos casos de agressão aconteceu no ambiente doméstico. Segundo o estudo, 76% das agressões são cometidas por homens conhecidos (namorado, cônjuge, companheiro, vizinho ou ex). A maioria das vítimas, 52% se calaram e não pediram ajuda da família e nem buscaram uma delegacia. Mas, mesmo que em números menores, os demais ambientes também são locais onde elas sofrem de assédio a agressões — trabalho, escola, bares, parques, transporte e até mesmo em igrejas há relatos de casos.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, no boletim epidemiológico desta quinta-feira (7), a primeira morte por febre amarela no Paraná. Trata-se de um homem de 64 anos, trabalhador da zona rural de Morretes. Ele procurou atendimento ainda no Litoral, mas foi transferido de helicóptero para Curitiba, onde morreu. Ele não era vacinado. O local de provável infecção ainda está sendo investigado. Até o momento, a partir de janeiro, foram confirmados oito casos da doença no Paraná (incluindo a morte). Ainda estão em investigação 62 notificações; e já foram descartados 129 casos. Os confirmados residem em Curitiba, Antonina, Morretes, Campina Grande do Sul e Adrianópolis. A maior parte foi contraída em Guaraqueçaba. A imunização leva 10 dias para entrar em ação, portanto é recomendado o uso de repelente, mangas e calças compridas, especialmente para quem está perto de matas, já que a febre é silvestre.