Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná vai instalar radares para monitoramento meteorológico e previsão de desastres naturais

Por Jornalismo. Publicado em 17/07/2019 às 20:01.

Órgãos do Governo do Paraná estão trabalhando para viabilizar a aquisição de novos radares meteorológicos para monitoramento e previsão de desastres naturais. O projeto prevê que esses novos equipamentos sejam disponibilizados para a Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Londrina e Maringá. Mais detalhes na reportagem de Deividi Lira.

 

Foto: AEN/PR

 

 

A Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes está desenvolvendo o projeto em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e o Simepar para a implantação de novas unidades do radar Banda X.

O projeto que inclui os equipamentos na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e nas cidades do norte do Paraná, Londrina e Maringá, foi discutido em reunião com a participação do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, e de representantes de uma empresa japonesa.

Um radar foi cedido ao estado no ano passado por esta empresa, e de acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Silva, o equipamento apresentou resultados fundamentais na prevenção de desastres naturais.

O radar Banda X faz o monitoramento meteorológico de uma área específica, incluindo o processamento das informações que indiquem a possibilidade de ocorrências de deslizamentos e inundações. A metereologista do Instituto Agronômico do Paraná em Londrina, Angela Beatriz Costa, diz que este modelo de radar é ideal para centros urbanos e que vai servir como um complemento na previsão do tempo.

De acordo com o representante da Secretaria do Planejamento, Maurício Scandelari, a equipe técnica do governo já está avaliando o melhor formato para a compra dos equipamentos.

Repórter Deividi Lira