Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paranaense é mantida em cárcere privado por 20 anos

Por Jornalismo. Publicado em 25/06/2019 às 16:16.

 

Paranaense é mantida em cárcere privado por 20 anos. Confira esta história no Giro de Notícias com Deividi Lira.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

Uma mulher de 63 anos que era mantida em cárcere privado por 20 anos em Vinhedo, interior do estado de São Paulo foi libertada pela Polícia Civil na noite desta segunda-feira. Ela nasceu em Colorado, no norte do Paraná e se mudou para Campinas para trabalhar como doméstica. De acordo com as investigações da Polícia Civil, a família dela já tinha aberto um Boletim de Ocorrência há muito tempo por desaparecimento.
Um casal foi preso e será indiciado por estelionato, tortura e cárcere privado. A vítima era mantida em situação análoga à escravidão e obrigada a cuidar da mãe da acusada, de 88 anos, sem receber nenhum salário. Os suspeitos  chegaram a retirar o documento da mulher. Segundo a Polícia, ela vivia em dois cômodos sem acesso à rua e não tinha nenhum contato com o mundo externo. A vítima também relatou que foi agredida pelo casal.

 

De acordo com um balanço divulgado pela APP-Sindicato a paralisação desta terça-feira atinge a 80% das escolas estaduais do Paraná, total ou parcialmente, o que representa cerca de 120 mil professores e funcionários das escolas públicas estaduais.
No entanto, em nota a Secretaria de Estado da Educação, informou que a manifestação de servidores não afetou os serviços públicos. Segundo a nota, na rede estadual de ensino, 2,4% das 2.143 escolas não tiveram atividade, enquanto outras 27% funcionaram parcialmente, com registro da ausência de professores e funcionários administrativos, o que não significa que os alunos ficaram sem atendimento.
Mais de 20 categorias do funcionalismo público do Estado participam da greve. Nesta quarta-feira, todas as entidades que fazem parte do comando estadual se reúnem para avaliar o movimento e definir estratégias.

 

O Fies, programa do Ministério da Educação de financiamento estudantil para cursos de graduação em universidades particulares, abriu inscrição nesta terça-feira. Os interessados terão até o dia 1º de julho para garantir a inscrição, que deve ser feita exclusivamente no site do programa.
Além do critério de renda, os candidatos ao financiamento terão que ter nota mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a prova de redação.