Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paranaenses ajudam Time Brasil de Natação a conseguir medalha histórica nos Jogos Olímpicos da Juventude

Por Jornalismo. Publicado em 17/10/2018 às 12:00.

Embaixo de chuva forte e sobre gramado pesado, Coritiba e CSA se enfrentaram pela segunda divisão na noite dessa terça-feira. Foi um duelo de força no Couto Pereira, que começou muito intenso. Logo aos oito minutos do primeiro tempo, Matheus Lopes lançou, Walter arrumou de peito e Didira chutou para marcar o golaço para o CSA. Mas o verdão não demorou a reagir. Apenas um minuto depois, Guilherme Parede recebeu cruzamento na área e chutou: Frigeri defendeu e, no rebote, Chiquinho empatou a partida. A primeira etapa ainda teve o lance do coxa-branca Alan Costa, que cabeceou uma bola no cantinho, mas o goleiro Frigeri fez uma grande defesa. No segundo tempo, o Coritiba dominou os primeiros 20 minutos. Mas esse controle coxa-branca não foi traduzido em mais gols para o alviverde. O jogo terminou 1 a 1 e isso complica a vida do verdão na série B. O Coxa subiu para a oitava colocação com 45 pontos, mas perde a chance de se aproximar do G4, já que jogava um confronto direto contra o CSA.

O Atlético Paranaense tem uma última semana de folga antes de uma maratona de jogos e aproveita o tempo para descansar e treinar os jogadores. O próximo jogo do furacão é no sábado, às 7 horas da noite contra o São Paulo, fora de casa, pelo campeonato brasileiro. Depois disso, enfrenta o Bahia pelas quartas de final da Copa Sul-Americana e, se continuar avançando no torneio, o time paranaense não terá mais semanas livres até o fim da temporada 2018. Os duelos do Atlético com o Bahia estão marcados para os dias 24, na Fonte Nova, e 31,na Arena da Baixada. Além desses três confrontos, o furacão ainda enfrenta o Botafogo e Internacional pela Série A. As 5 partidas acontecem em um período de apenas 15 dias.  O Atlético ocupa a oitava posição no Campeonato Brasileiro, com 39 pontos, e está a sete pontos da classificação para a Libertadores 2019.

O técnico Claudinei Oliveira deixa o Paraná Clube para aceitar a proposta da Chapecoense de comandar a equipe na reta final da Série A. Foram 11 jogos no comando tricolor, com três empates e oito derrotas; um aproveitamento de apenas 9%. Além do treinador, o Paraná tem outra baixa. O auxiliar-técnico Luciano Gusso também decidiu sair do clube. Com isso, o Paraná já procura outro comandante e tem como favorito para assumir o cargo o técnico Claudio Tencati. Ele está sem clube desde sexta-feira, dia 12, quando foi demitido pelo Atlético Goianiense por uma sequência de cinco jogos sem vencer. Tencati comandou o time goiano em 42 jogos, acumulando 16 vitórias, 13 empates e 13 derrotas.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude, as paranaenses Rafaela Raurich e Fernanda Goeij, que fazem parte do quarteto da natação do Time Brasil, contribuíram para a conquista histórica da medalha de prata no revezamento 4x100m livre. As atletas colocaram pela primeira vez uma equipe feminina brasileira no pódio de uma competição de grande porte mundial. Os Jogos Olímpicos da Juventude terminam amanhã, dia 18 de outubro.