Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pescadores são resgatados em alto mar pela Capitania dos Portos do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 03/12/2018 às 16:41.

Novidade: a partir de hoje você pode baixar o Giro de Notícias com ou sem trilha.  Fique atento e aproveite o conteúdo!

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

Dois pescadores foram resgatados em alto mar pela Capitania dos Portos do Paraná. Eles estavam localizados a 22 milhas náuticas de Matinhos. Os pescadores saíram para pescar na última semana com uma canoa sem identificação. Preocupados com a demora dos pescadores, familiares procuraram o Corpo de Bombeiros de Matinhos, que solicitou o apoio da Marinha. As buscas começaram no início do final de semana. No sábado, uma embarcação de esporte de Pontal do Paraná encontrou os profissionais à deriva e passou a localização para o resgate. No início da tarde, eles retornaram a Matinhos, com o apoio de outros pescadores.

O Governo do Paraná vai adquirir 12 mil tornozeleiras eletrônicas para monitorar os presos do Estado. O preço máximo oferecido foi de 252 reais para cada tornozeleira, mas devido à ampla concorrência o Estado conseguiu arrematar por 140 reais cada. A economia aos cofres públicos ultrapassa os 17 milhões de reais. Assim que os equipamentos forem aprovados pelo Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, a empresa tem 60 dias para entregar as tornozeleiras.

Durante o final de semana, foram registradas três grandes apreensões, em diferentes cidades paranaenses. Duas delas, de cigarros contrabandeados, somam quase seis milhões de reais em produtos. A terceira, de cocaína, chega a 60 milhões de reais em drogas apreendidas. De acordo com o comandante responsável pelas apreensões, as denúncias anônimas ajudaram a polícia a localizar a droga. A droga foi levada para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para os devidos trâmites e investigação.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná, o Simepar, a tempestade que atingiu Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, neste final de semana foi causada por um sistema que em algumas situações pode causar microexplosões e descartou a hipótese de tornado. No entanto, especialista acreditam se tratar de um tornado ao cruzar dados de imagens aéreas dos estragos com imagens de satélite e encontrar um padrão linear, comum em tornados. De acordo com o Simepar, até sábado, não havia sinais da passagem de um tornado pela região pela falta de confirmação da formação do funil e que os estragos teriam sido causados por uma microexplosão, fenômeno em que um forte jato de vento desce ao solo de uma única vez. Agora, alguns vídeos e relatos de moradores mostram a formação de funis e que a formação teria tocado o solo. Nas imagens, os moradores narram o que seria a formação de um tornado. Cerca de 2.500 pessoas foram afetadas. Casas foram destelhadas, um carro foi arremessado para dentro de uma casa com a força dos ventos e dois jovens morreram soterrados.