Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisa aponta que temperatura alta reduz proliferação do Aedes aegypti

Por Redação. Publicado em 24/05/2019 às 09:00.

Em Foz do Iguaçu foi divulgada uma pesquisa que aponta que altas temperaturas podem diminuir a proliferação do mosquito aedes aegypti. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Álvaro.

Produção e texto: Vacy Álvaro

Pesquisa aponta que temperatura alta reduz proliferação do Aedes aegypti

 Diferentemente do que se acreditava até então, as altas temperaturas podem não representar por si só uma condição ideal para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Isso foi o que apontou a tese de Doutorado de Mara Cristina Ripoli Meira, da Universidade de São Paulo (USP), que teve apoio institucional da Itaipu Binacional e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O estudo foi apresentado em uma das reuniões do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT Itaipu-Saúde) – do qual o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) faz parte – e mostrou que em dias mais quentes, com temperaturas acima dos 34ºC, a capacidade do mosquito se multiplicar diminui. De acordo com a pesquisadora, o cenário ideal para a sobrevida do mosquito é com temperaturas entre 25ºC e 30ºC, alta umidade relativa do ar e grande quantidade de chuvas.

Em sua tese, Mara levou em consideração dados coletados de Foz do Iguaçu entre 2006 e 2016 e concluiu que o intervalo de três meses, em relação ao início das epidemias, mostrou-se o período mais oportuno para iniciar as ações de controle do vetor, bem como bloqueio da doença e prevenção de epidemias.

Durante a reunião do GT-Itaipu Saúde também foi aprovado o detalhamento do projeto “Treinamento em pré-natal: uma abordagem holística para o cuidado da maternidade”. A partir de junho, a iniciativa deve envolver médicos paraguaios e argentinos na troca de informações e experiências que visem um atendimento mais humanizado às gestantes dos dois países.

permanente em saúde. Os encontros acontecem mensalmente.