Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

PF desarticula quadrilha que fraudava INSS no PR e SC

Por Redação. Publicado em 06/12/2018 às 09:00.

Novidade: a partir de agora você pode baixar o Giro de Notícias com ou sem trilha.  Fique atento e aproveite o conteúdo!

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação, na manhã desta quinta-feira (6), para desarticular uma organização criminosa que fraudou benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em, pelo menos, R$ 2 milhões.Há seis mandados de busca e apreensão. Eles são cumpridos em Curitiba, São José dos Pinhais (Região Metropolitana da capital paranaense), Cascavel e Marechal Cândido Rondon, que ficam no oeste do estado. Policiais federais também cumprem mandados em Bombinhas (SC). As investigações começaram em 2017 e indicam que a quadrilha recebia indevidamente um benefício previdenciário de pensão por morte devido à suposta morte da esposa do beneficiário, mas a PF descobriu as pessoas indicadas no benefício não existem nem o viúvo, nem a esposa falecida.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) suspendeu a decisão liminar que liberava a passagem de veículos na praça de pedágio de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, administrada pela Econorte. O desembargador Luís Alberto D’Azevedo Aurvalle, entendeu que a responsabilidade do processo é da 1ª Vara Federal de Curitiba, que deve julgar a ação. As tarifas nas praças de pedágio de Sertaneja e Jataizinho, voltaram a ser cobradas hoje.

Uma operação conjunta das forças de segurança do Estado conseguiu prender 18 pessoas suspeitas de participar do planejamento e execução do plano de fuga. Elas teriam participado da ação criminosa que explodiu o muro da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), em Piraquara, e resultou na fuga de perigosos detentos, no dia 11 de setembro. Os presos responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação ao trafico, crime de explosão, arrebatamento de pessoas presas e porte ilegal de arma.

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano, realizado no dia 7 de outubro, têm até hoje para regularizar a situação eleitoral.  O não comparecimento justificado rende multa os eleitores.  É possível fazer a justificativa nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do Sistema Justifica, disponível nas páginas do TSE ou dos TREs.