Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

PM começa Operação Natal nos centros comerciais da cidades

Por Redação. Publicado em 30/11/2018 às 09:00.

Com o objetivo de reforçar o policiamento preventivo durante o período de compras para o Natal e o pagamento do 13º salário, a Polícia Militar do Paraná lança nesta sexta-feira (30) a Operação Natal 2018. De acordo com a PM, serão realizadas uma série de ações e operações em Curitiba, Região Metropolitana (RMC) e no Interior do estado, concentrando o efetivo nos principais locais de circulação de pessoas, como as áreas comerciais centrais e dos bairros, além dos locais de riscos. A Operação Natal acontecerá até o dia 24 de dezembro. Para o reforço da corporação será empregado o efetivo do serviço administrativo, além do policiamento já existente.  O policiamento será aplicado em períodos específicos.

Associação Comercial do Paraná (ACP), uma pesquisa do DataCenso apontou que 73% dos comerciantes estão otimistas; 25% estão cautelosos; e 2% estão pessimistas com relação às vendas neste Natal. Já a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) apurou que o período natalino deve gerar mais de 5 mil vagas em todo o estado – a expectativa é a de que 70% delas se transformem em emprego efetivo em 2019. Ainda conforme a Fecomércio, quase a metade dessas oportunidades é para vendedores.

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para que proprietários de veículos emplacados no Paraná transfiram os créditos acumulados no Programa Nota Paraná para abatimento do IPVA 2019. De acordo com o Governo do Estado, o número de transferências deste ano já superou as operações dos anos anteriores. A transferência de créditos pode ser feita pelo site do programa ou pelo aplicativo disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS. É possível que o contribuinte abata parte do valor ou até mesmo quite o imposto.  Até a tarde desta quinta-feira (29), 114.820 veículos tiveram a redução no IPVA 2019. O que, segundo o Governo, representa uma economia de R$ 13,9 milhões.

O prazo para aditamento de renovação dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi prorrogado para dia 28 de dezembro de 2018. Até o momento, cerca de 70% dos estudantes já concluíram ou iniciaram o processo de aditamento. Os procedimentos devem ser feitos por meio da página eletrônica do financiamento.