Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia Civil prende pessoas que fraudavam carteiras de identidade

Por Jornalismo. Publicado em 10/05/2019 às 16:01.

 

Polícia Civil prende pessoas que fraudavam carteiras de identidade. Confira no Giro de Notícias com Deividi Lira.

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

A Polícia Civil do Paraná realizou nesta sexta-feira a quarta fase da Operação Vucetich. A ação investiga uma organização criminosa que fazia carteiras de identidade falsas para foragidos da Justiça e para o cometimento de crimes de estelionato. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Cascavel, no oeste do estado.
As outras fases da operação foram realizadas em Maringá, Rancho Alegre do Oeste e Toledo.

 

127 bolsas de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram suspensas pela Capes- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
O corte, segundo a UFPR, atinge as chamadas vagas vacantes, que são as bolsas que estavam ocupadas por estudantes que finalizaram os cursos e que seriam repassadas a um novo aluno, que ingressou no programa de bolsas neste mês ou que ainda vai ingressar.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR disse que a demanda de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado é “muito maior” do que o número de bolsas suspensas.
A Capes informou que o congelamento de bolsas ociosas representa apenas 1,75% do total de 200 mil benefícios destinados à pós-graduação e formação de professores da educação básica. A medida é parte das ações da instituição para cumprir o contingenciamento na administração pública federal.

 

A Diretoria da OAB Paraná encaminhou à Diretoria Jurídica da Sanepar um parecer com considerações acerca do reajuste das tarifas aplicadas pela empresa no início deste ano para os serviços de abastecimento de água e de saneamento básico no estado. O documento foi elaborado pela Comissão de Direito do Consumidor e é composto por quatro tópicos. Entre eles a OAB destaca a falta de senso de justiça pela cobrança de água não consumida e a necessidade de que haja modicidade tarifária.
Outro tópico trata mais especificamente do reajuste de 12% — porcentual muito acima dos 3,43% de inflação registrados em 2018 pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A Sanepar justifica o aumento acima do índice oficial da inflação como compensação pelo congelamento tarifário registrado pelo governo estadual de 2005 a 2010.