Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia Federal desarticula quadrilha que vendia drogas pelas redes sociais

Por Redação. Publicado em 12/02/2019 às 16:00.

Polícia Federal desarticula quadrilha que vendia drogas pelas redes sociais, confira com a Ligia Gabrielli o Giro de Notícias.

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de que o Paraná dever ser atingido por nova tempestade. O aviso também prevê estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A previsão do INMET é de chuva entre 30 e 60mm/h e ventos de até 100km/h. A orientação é que a população não se abrigue próximo às árvores e que não estacione perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu um aviso de mau tempo com possibilidade de ventos de até 60km/h e rajadas na região litorânea do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. O alerta, que é válido entre a noite desta terça-feira e a manhã de quinta-feira (14) aponta, ainda, a possibilidade de ondas de até três metros nestas regiões.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta manhã de terça-feira, 12, a Operação Dealer. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que negociava drogas por meio de rede social.  Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e Minas Gerais. Todos os mandados foram expedidos, a pedido da PF, pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo. As investigações começaram em abril de 2018, após a própria PF detectar a existência de um grupo que se utilizava de rede social para realizar um mural de classificados virtual do tráfico de drogas, aproximando vendedores e compradores e intermediando as transações de maconha, MDMA e LSD. As investigações apontam que o grupo responsável pelo mural atuava de forma organizada.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou nota alertando consumidores sobre o risco de terem suas senhas e cartões roubados durante o Carnaval e os blocos de rua. Segundo a federação, quadrilhas aproveitam as aglomerações e as distrações das pessoas nos eventos ao ar livre para aplicar o golpe da troca do cartão. Nele, de acordo com a Febraban, um vendedor ambulante mal intencionado entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão e, aproveitando-se de um momento de distração do comprador, faz ele inserir a senha no momento em que, na verdade, deveria ser digitado o valor da compra. Com isso, o consumidor revela sem querer a informação para o vendedor. A seguir, o vendedor troca o cartão do consumidor por um similar, que só percebe o golpe em sua próxima tentativa de usá-lo. A federação afirma que redobrar a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar, é a principal forma de evitar ser vítima de golpes como esse.