Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

RÁDIO CÂMARA – Proposta cria cotas para a contratação de mulheres e trabalhadores locais

Por Jornalismo. Publicado em 21/02/2017 às 11:43. Atualizado em 18/07/2018 às 18:08.

Por: Marcello Larcher

A Câmara dos Deputados está analisando uma proposta que cria cotas para a contratação de mulheres e de trabalhadores locais nas licitações realizadas por empresas públicas e sociedades de economia mista como o Banco do Brasil e a Petrobras.

Pelas regras, as licitações deverão assegurar a contratação mínima de 15% de trabalhadoras do sexo feminino e de 70% de trabalhadores da própria localidade onde for realizada a obra ou a prestação do serviço.

O Projeto de Lei (PL 5905/16) é do deputado Marco Maia (PT-RS), e altera a Lei de Responsabilidade das Estatais (13.303/16) para incluir essas medidas.

“Qual é o objetivo disso? É permitir que as mulheres tenham efetivamente um mercado de trabalho novo, quando há contratações feitas pelo Estado brasileiro, e que esses trabalhadores sejam da região, façam parte da localidade, tenham vínculo com a comunidade. É uma forma também de nós estarmos também estimulando que as pessoas fiquem no seu município, na sua região, que permaneçam na sua localidade. Hoje nós temos muita gente que viaja o Brasil inteiro para conseguir uma vaga para trabalhar numa grande obra. O que estamos propondo com esse projeto é permitir que esse trabalhador local possa estar sendo privilegiado na hora da contratação das obras públicas.”

Pela proposta, quando não for possível preencher as vagas com pessoas locais, poderão ser contratados trabalhadores dos municípios vizinhos.