Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Relações comerciais entre Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia são discutidas em Curitiba

Por Redação. Publicado em 15/03/2019 às 08:36.

Representantes do Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia estão em Curitiba para discutir a relação comercial entre esses países. Este ano é o Brasil na presidência do grupo e Curitiba foi escolhida para receber as lideranças dos países. As reuniões acontecem em Curitiba e o Deividi Lira tem detalhes.

 

África do Sul, China, Índia, Rússia e o Brasil, fazem parte do BRICS, um grupo de países em desenvolvimento e que apresentaram alto crescimento industrial nas últimas décadas. Os representantes desses países tratam das relações comerciais entre essas nações. Para 2019 o tema escolhido foi Inovação Tecnológica. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o Paraná foi escolhido para sediar a reunião por ser um estado inovador. Ele destacou que o objetivo das reuniões é discutir soluções para as populações dos países do BRICS.

O Brasil exportou em 2018, quase 74 bilhões de dólares para os quatro países do bloco.Já as importações somaram 18 bilhões de dólares. A China é a principal vendedora de produtos para o Brasil. Do total de importações brasileiras dos países do BRICS, quase 82% vem da China.

Em relação ao Paraná, o grupo absorve 34,5% das vendas externas, o equivale a aproximadamente sete bilhões de dólares. O montante registrado em 2018 é 121% maior do que em 2010. O produto mais exportado para os países membros é a soja, seguido da celulose e da carne de frango in natura. O vice-governador do estado, Darci Piana, disse que o Paraná quer ampliar a venda de produtos industrializados para as nações participantes do BRICS.

Este encontro realizado em Curitiba e que termina nesta sexta-feira, é preparatório para a reunião dos presidentes desses cinco países que ocorrerá em novembro também no Brasil.

Repórter Deividi Lira.