Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Saque do FGTS começa em setembro; saiba como usar este dinheiro

Por Redação. Publicado em 26/07/2019 às 09:22.

O governo federal anunciou nesta quarta-feira mudanças na política para o FGTS. Os trabalhadores poderão sacar até 500 reais em contas ativas e inativas. Mas qual é a melhor maneira de usar esse dinheiro? Pagar as dívidas ou investir? O repórter Deividi Lira conversou com um especialista e traz as respostas pra gente.

 

Foto: Agência Brasil

 

 

Os saques do FGTS começam em setembro e o limite será de 500 reais por conta ativa ou inativa. Ou seja, o trabalhador poderá sacar o valor do fundo do emprego atual ou dos anteriores. Para quem tiver conta poupança na Caixa, o depósito será feito automaticamente. Os correntistas que desejarem não sacar os valores deverão informar ao banco.

Quem tem o cartão cidadão poderá fazer o saque nos caixas eletrônicos.

Segundo o governo federal, a liberação do saque do FGTS é uma medida emergencial para ajudar a economia do País. O especialista em investimentos Jorge Prado concorda que a decisão vai movimentar a economia, principalmente o setor do comércio.

Mas onde usar esses 500 reais? O especialista em investimentos Jorge Prado explica que depende da situação de cada trabalhador. Por exemplo, se a dívida que ele tem for muito alta, é melhor investir o valor e negociar com o credor nos feirões promovidos no final do ano.

A partir de 2020, os trabalhadores poderão fazer saques anuais de suas contas no FGTS. Importante lembrar que quem optar por esta modalidade, não poderá fazer o saque total da conta em caso de demissão sem justa causa. Além dos saques das contas ativas e inativas do FGTS, o governo também anunciou que vai liberar os saques dos recursos das cotas do Fundo PIS-Pasep. No entanto, não informou quando eles serão liberados.

Repórter Deividi Lira