Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sensor multifuncional, sorvete saudável e muito mais na Feira de Inovação

Por Redação. Publicado em 07/11/2018 às 16:28.

Cheia de novidades, 7ª edição da FIciencias segue até sexta-feira (9) no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) , no Golden Park Hotel, em Foz do Iguaçu, com entrada gratuita. E as propostas são surpreendentes. Confira com Vacy Álvaro.

Texto: Um sensor de obstáculos multifuncional, um sistema para gerenciamento de medicamentos e uma proposta de sorvete saudável. Estes são alguns dos 150 projetos desenvolvidos por estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina que serão apresentados na 7ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias). O evento é realizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e ocorre até esta sexta-feira (09), no Golden Park Hotel, em Foz do Iguaçu, com entrada gratuita.

Como em outras edições, o evento reúne alunos matriculados no 8º ou 9º ano dos ensinos fundamental, médio, técnico ou em cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes. Pela primeira vez, os estudantes de 4 a 10 anos, de Foz do Iguaçu, também terão o seu espaço: a 1ª Ficiencias Kids.

O diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, destaca a importância do evento para a disseminação da ciência. “Nós acreditamos que a educação é a principal rota, o principal caminho para atingir a sustentabilidade, para atingir tecnologia, e para atingir a evolução da região, do Estado, e do país como um todo, por isso esse incentivo por parte do PTI no apoio à FIciencias”.

Os 150 projetos que serão apresentados nessa edição da FIciencias foram selecionados por uma comissão científica entre 400 inscritos. Os trabalhos são relacionados a sete áreas do conhecimento. Além das premiações ao longo do evento, os projetos ainda concorrem ao Programa de Vivencia Estudantil 2019. Durante uma semana, os alunos selecionados irão conhecer os projetos e ações do PTI e da Itaipu Binacional.
A programação segue até sexta-feira (9), no Hotel Golden Park, em Foz do Iguaçu (PR).

Produção: Vacy Alvaro