Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Eleições Segundo Turno: Quem não votou no primeiro turno pode votar? Filmar o voto é crime. Confira esses e outros assuntos!

Por Redação. Publicado em 25/10/2018 às 11:03.

Série Eleições Segundo Turno. Nossa equipe produziu reportagens para você usar na sua programação orientando os ouvintes da sua emissora. Conteúdo pronto para uso e que pode esclarecer dúvidas para quem não votou no primeiro turno e não sabe se pode votar no segundo. Ou ainda esclarece quais as regras para o eleitor não cometer boca urna e ainda orientar sobre as atribuições do Presidente. Baixe agora, material pronto para sua programação!

 

Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo?

Você não votou no primeiro turno e não sabe se pode votar no segundo? A justiça eleitoral considera cada turno uma nova eleição, portanto, quem não votou poderá votar no domingo, porque o prazo para justificar a ausência no primeiro turno é de 60 dias. Confira os detalhes com a Ligia Gabrielli.

 

Eleitor não pode filmar voto, isso é crime eleitoral. Saiba o que pode na votação do segundo turno.

As regras para o que pode e o que não pode nesta segundo turno, são as mesmas do primeiro turno.  A justiça eleitoral ressalta que filmar o voto é proibido, este fato foi identificado na votação do primeiro turno e os eleitores foram identificados e vão responder por crime eleitoral. Confira o que pode então no domingo de votação com a repórter Ligia Gabrielli.

 

Quem pode ser Presidente e quais as atribuições do cargo

Pra ser presidente é preciso ter no mínimo 35 anos de idade. Confira outras prerrogativas para disputar o cargo na reportagem da Ligia Gabrielli que explica que faz o presidente da República e em quais casos dá lugar ao vice.

 

Importância do Voto Segundo Turno

O voto é a ferramenta mais importante do eleitor. Ter direito ao voto é uma das principais conquistas da democracia brasileira. Confira na reportagem da jornalista Ligia Gabrielli.