Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sistema de Monitoramento de Estações Meteorológicas é destaque no Show Rural

Por Redação. Publicado em 08/02/2019 às 17:04.

Com a instalação de sensores de temperatura e umidade, o Parque Tecnológico Itaipu transformou o Show Rural Coopavel, um dos principais eventos do agronegócio nacional, numa espécie de laboratório a céu aberto. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Alvaro.

Produção e texto Vacy Álvaro.

 

PTI leva Sistema de Monitoramento de Estações Meteorológicas ao Show Rural

Uma pequena amostra do Sistema de Monitoramento de Estações Meteorológicas (SMEC2), que integra dados de 105 estações meteorológicas do Paraná, está sendo apresentada no Show Rural Coopavel 2019. Para mostrar ao público o funcionamento do SMEC2, que foi desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com a Itaipu Binacional, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a equipe do PTI distribuiu sete sensores climáticos em diferentes lugares da feira.
De cinco em cinco minutos, os equipamentos enviam informações que são atualizadas no sistema sobre a temperatura e umidade desses locais, conforme explica o engenheiro eletricista do PTI, Rolf Massao: 
“No Show Rural nós preparamos o ambiente do sistema de medições climáticas, instalamos uma infraestrutura de rede e colocamos sete sensores espalhados na feira inteira. Com isso, conseguimos medir a temperatura do estande que está a dois quilômetros daqui ou outro de outro lado. Nós pulverizamos esses sensores para mostrar numa escala menor como o nosso projeto se comporta”.

O Centro Latino-Americano de Tecnologias Abertas (Celtab), área do PTI responsável pelo sistema, também desenvolveu estações meteorológicas de baixo custo, com um valor cerca de 20% abaixo do valor de mercado. A inovação também está sendo exposta no Show Rural e tem como objetivo auxiliar os produtores com informações relacionadas à indicadores como volume das chuvas, umidade do solo, temperatura ambiente, entre outros.