Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sistema de Seleção Unificada (SISU) registra lentidão e exige paciência dos candidatos

Por Jornalismo. Publicado em 24/01/2019 às 16:00.

 

 

 

 

 

 

 

 

24.01 – GIRO DE NOTÍCIAS TARDE – COM TRILHA

24.01 – GIRO DE NOTÍCIAS TARDE – SEM TRILHA

A temporada de verão 2018/2019 no Litoral do Paraná pode contabilizar a décima segunda morte por afogamento desde o seu início, no dia 21 de dezembro de 2018. Nesta quarta-feira (23), um homem desapareceu nas águas da Baía de Guaratuba. Se confirmada, o total já será o dobro de toda a temporada passada, que teve seis registros de óbitos por afogamento. Os casos de morte por afogamento aconteceram na praia, rios e ainda dois casos em piscinas, em Guaratuba e Morretes. Segundo os bombeiros, a maioria dos casos ocorreram em pontos ou horários sem proteção de salva-vidas.

No segundo dia de inscrição, o Sisu, Sistema de Seleção Unificada, chegou a registrar meio milhão de acessos simultâneos. Devido ao volume de acessos, o sistema registrou lentidão e exige paciência dos candidatos. Até as 20h dessa quarta-feira, cerca de 910 mil candidatos haviam concluído a inscrição. A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualizem a página de inscrição antes de preencher os dados.

O Paraná tem 1.205 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos para várias regiões. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, com salários que passam de 15 mil reais. A Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal da Integração Latino-Americana são algumas das empregadoras na área da educação. Os candidatos ainda têm a opções na área da saúde, principalmente no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel, que oferece 613 vagas. Além disso, a Prefeitura de Marilena , no noroeste paranaense, oferece vaga para diferentes profissões e níveis de escolaridade.