Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

STF suspende transferência de Lula para SP

Por Jornalismo. Publicado em 07/08/2019 às 19:30.

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu no fim da tarde desta quarta-feira vetar a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, no Interior de São Paulo. O repórter Deividi Lira tem detalhes da decisão.

 

 

 

 

Por 10 votos a um, o plenário do Supremo Tribunal Federal suspendeu a transferência do ex-presidente Lula da sede da Polícia Federal em Curitiba para o presídio de Tremembé, no Interior de São Paulo.

A decisão pela transferência de Lula nesta quarta-feira foi da juíza Carolina Moura Lebbos. Em seguida a defesa do  petista recorreu ao STF para barrar a transferência.

A defesa indicou, caso fosse ordenada sua transferência, a necessidade de reclusão em uma “Sala de Estado Maior, em instalações militares situadas na Grande São Paulo”.

Além da Polícia Federal, também pediram a remoção do ex-presidente Lula da sede da PF a Prefeitura de Curitiba e a associação de moradores do bairro Santa Cândida.

Os ministros da Suprema Corte reconheceram que ele tem direito a uma cela especial. Para o advogado do ex-presidente, Manoel Caetano, a transferência de Lula para o estado de São Paulo era injusta.

Na frente do prédio da Polícia Federal em Curitiba, militantes do PT se aglomeraram, manifestando seu apoio ao ex-presidente. O advogado, Manoel Caetano disse que Lula recebeu a decisão do STF com serenidade.

O ex-presidente está detido na carceragem da Polícia Federal, desde 7 de abril de 2018, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá.

A defesa de Lula afirmou que a segunda Turma do Supremo Tribunal Federal deverá retomar nos próximos dias o julgamento do mérito do habeas corpus que pede a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro e a consequente nulidade de todo o processo e o restabelecimento da liberdade do petista.

Repórter Deividi Lira