Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Suspeita de febre amarela em macacos no litoral do Paraná

Por Redação. Publicado em 24/01/2019 às 09:00.

Suspeita de febre amarela em macacos no litoral do Paraná, vencem hoje as primeiras parcelas do IPVA, confira no Giro de Notícias a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Os corpos de três macacos foram encontrados em Antonina, no litoral do Paraná, na noite de terça-feira (22). A Secretaria de Saúde (Sesa) do estado vai investigar se as mortes dos animais foram causadas por febre amarela.

A primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019, no Paraná, começa a vencer nesta quinta-feira (24). O prazo vale para proprietários de veículos com placas que terminam em 1 e 2. O vencimento varia de acordo com a placa do carro. Final da placa 1 e 2: quinta-feira (24); Final da placa 3 e 4: sexta-feira (25); Final da placa 5 e 6: segunda-feira (28); Final da placa 7 e 8: terça-feira (29); Final de placa 9 e 0: quarta-feira (30). Os contribuintes que quiserem quitar o imposto em parcela única também precisam efetuar o pagamento nestas datas. Nestes casos, há desconto de 3%. Os contribuintes receberam em casa uma correspondência contendo a Guia de Recolhimento para pagamento à vista do IPVA. Para parcelar o imposto em três cotas, é preciso entrar no  site: www.fazenda.pr.gov.br e imprimir as guias de recolhimento. As parcelas seguintes também têm vencimentos em dias diferentes, de acordo com a placa do carro. Elas devem ser feitas em fevereiro e março. Os prazos são os mesmos para pagamento do seguro DPVAT, seguro criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil. O valor é de R$ 16,21 para os proprietários da categoria automóveis e caminhonetas particulares. O pagamento é obrigatório. É preciso entrar  no site: www.seguradoralider.com.br para realizar o pagamento.

Tomou posse a nova presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), o conselheiro Nestor Baptista, além dele foram empossados também  Fabio Camargo como vice-presidente, e Ivens Linhares como corregedor-geral do tribunal . Nestor Baptista afirmou que o órgão está acompanhando de perto os problemas no Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado (Siafi), que segundo o governo Ratinho Júnior, impedem que a nova gestão tenha uma ideia precisa sobre a situação financeira da administração estadual. Baptista não chegou a citar diretamente nomes, mas sinalizou que o ex-secretário da Fazenda do governo Beto Richa, Mauro Ricardo Costa, pode ser responsabilizado pelas falhas no sistema.

O Paraná apresenta o melhor resultado na geração de empregos desde 2014. Os resultados são do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério do Trabalho. Foram criadas 40.256 novas vagas com carteira assinada no ano passado, o que representa um aumento de 230% em relação a 2017.