Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TJ nega pedido de liberdade a Beto Richa

Por Redação. Publicado em 22/03/2019 às 08:37.

O Tribunal de Justiça do Paraná negou o pedido de liberdade feito pela da defesa do ex-governador Beto Richa, detalhes com Deividi Lira.

O juiz substituto, Mauro Bley Pereira, afirmou que a prisão preventiva do ex-governador do Paraná, Beto Richa está devidamente fundamentada e atende aos requisitos do caso. O magistrado também disse que não foram apresentados fatos novos que justifiquem a liberdade de Beto Richa. Segundo o despacho do juiz, “a atividade criminosa praticada pelo” ex-governador “não foi completamente estancada, bem como em razão do poder político ostentado por ele, observa-se a efetiva atuação dos” denunciados “para atrapalhar a investigação criminal”.
Mauro Bley Pereira também decidiu em relação ao pedido da defesa para que o ex-governador fosse transferido para uma sala de Estado Maior. O juiz negou o pedido baseado em informações do Complexo Médico Penal. De acordo com a direção do local, Beto Richa está em uma cela sozinho, possui condições adequadas de higiene, recebe alimentação e visitas regularmente, observando o cumprimento de todos os direitos e necessidades do preso previstos na lei.
O tucano foi detido pela terceira vez na manhã de terça-feira, em seu apartamento em Curitiba, pela Operação Quadro Negro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná.  No mesmo dia também foram presos Ezequias Moreira, ex-secretário especial de Cerimonial e Relações Exteriores do Paraná e o empresário Jorge Atherino, apontado pelo Ministério Público como operador financeiro do ex-governador. A operação Quadro Negro investiga o desvio de recursos que deveriam ter sido utilizados na construção de escolas estaduais. Os valores chegam a casa dos 20 milhões de reais.// Segundo o MP, a falta das obras afetou 20 mil alunos em todo o Paraná.

Repórter, Deividi Lira

Crédito Foto: Agência Brasil