Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o Abono Salarial e PIS a partir desta quinta

Por Jornalismo. Publicado em 18/10/2018 às 16:56.

Os trabalhadores nascidos em outubro começam a receber, nesta quinta-feira, o pagamento do Abono Salarial e do Programa de Integração Social. A Caixa reservou mais de 1 bilhão de reais apenas para o pagamento de quase 2 milhões de trabalhadores nascidos em outubro e que têm direito ao benefício. O início do pagamento foi em julho com os nascidos naquele mês. No total, ao longo do calendário de pagamentos, vão ser disponibilizados o valor de mais de 16 bilhões, que vão ser destinados a mais de 22 milhões de beneficiários. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017. Além de ter remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Um vereador de São Miguel do Iguaçu, que fica no oeste do Estado, foi preso nesta quinta-feira (18). Silvio Marcos Murbak teve mandado de prisão preventiva durante a 2ª fase da Operação Rota Oculta, que apura um suposto esquema criminoso envolvendo o transporte escolar  do município. As investigações afirmam que a participação de Murbak é na organização criminosa que frauda licitação no transporte público. O vereador vai ser investigado por fraude à licitação, organização criminosa, falsidade ideológica e peculato. Murbak foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu, onde deve permanecer preso preventivamente. A prefeitura declarou que abriu uma sindicância no transporte escolar do município.

As tempestades que ocorreram diversos municípios do Paraná entre quarta (17) e esta quinta-feira (18) atingiram quase 900 pessoas em nove municípios do Estado. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, nove pessoas foram desalojadas e quatro permanecem nessa situação, outras 17 foram desabrigadas, sendo que 4 permanecem. Cerca de cem casas foram danificadas e uma ficou destruída. Londrina foi o município mais afetado, com 500 pessoas atingidas pelas chuvas e 61 casas danificadas. Além de quedas de árvores, troncos ou galhos. Os ventos fortes também destelharam mais de 80 residências na cidade. O Simepar fez um alerta sobre a forte instabilidade atmosférica que continua a produzir tempestades de riscos sobre diversas regiões paranaenses.

 

Os trabalhadores nascidos em outubro começam a receber, nesta quinta-feira, o pagamento do Abono Salarial e do Programa de Integração Social. O abono para funcionários públicos, o Pasep, é feito pelo Banco do Brasil para quem tem inscrição de final 3. A Caixa reservou mais de 1 bilhão de reais apenas para o pagamento de quase 2 milhões de trabalhadores nascidos em outubro e que têm direito ao benefício. O início do pagamento foi em julho com os nascidos naquele mês. No total, ao longo do calendário de pagamentos, vão ser disponibilizados o valor de mais de 16 bilhões, que vão ser destinados a mais de 22 milhões de beneficiários. Os recursos de todos os beneficiários ficam disponíveis até o dia 28 de junho de 2019. Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017. Além de ter remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2017.