Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TRE-PR nega pedido de Lula para votar em outubro

Por Redação. Publicado em 12/09/2018 às 10:11.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná negou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o direito de votar nas eleições deste ano enquanto estiver preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba. O petista cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pela lei, presos cuja condenação ainda não transitou em julgado – caso do ex-presidente, podem votar. Mas para a existência de uma seção eleitoral no local, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê o mínimo de 20 eleitores aptos a voto. O desembargador Luiz Taro Oyama, presidente do TRE-PR, afirmou em despacho que, em consulta aos outros detentos no prédio da PF em Curitiba, não foi possível chegar ao número mínimo de eleitores para a instalação de uma urna.

O desembargador Laertes Ferreira Gomes, do Tribunal de Justiça do Paraná, negou nesta terça-feira (11) um pedido de habeas corpus para o ex-governador Beto Richa (PSDB), preso nesta terça-feira em uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Por outro lado, o desembargador determinou a transferência de Richa para o regimento da Polícia Montada, no bairro Tarumã. Antes, ele e a mulher, Fernanda, estavam no Complexo Médico Penal, em Pinhais (Grande Curitiba). A prisão tem validade de 5 dias.

Quatro dos 29 presos que fugiram, na madrugada de terça-feira (11), da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na Região Metropolitana de Curitiba, foram recapturados. As informações são da Polícia Civil. Dois deles foram recapturados na noite de terça  e na manhã desta quarta-feira (12), outros dois foram recapturados também em Quatro Barras.  Os guardas chegaram até os fugitivos por meio de denúncias. De acordo com a Guarda Municipal, houve mais de 300 ligações com denúncias. Entre os fugitivos, está Ozélio de Oliveira. Ele sequestrou, em 1998, o cantor gospel Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé Di Camargo e Luciano.

Um balanço parcial da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, do Ministério Público, aponta que o Paraná tem quatro municípios com 121 hectares de florestas desmatadas. Guarapuava, Inácio Martins, Pinhão e Prudentópolis estão na lista. Em um dia de fiscalização foram cinco autuações, notificações e interdição de quatro áreas. Uma pessoa foi presa. A operação, realizada simultaneamente em 15 estados.