Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TSE está preocupado com fake news e violência na campanha à presidência da República

Por Redação. Publicado em 18/10/2018 às 09:00.

O governador eleito Ratinho Junior (PSD) pediu ontem à governadora Cida Borghetti (PP) que o processo de transição do governo seja antecipado para logo depois do segundo turno da eleição presidencial, marcado para o dia 28 de outubro. A previsão inicial do decreto da governadora, que organiza o processo de transição, era de que as equipes de trabalho dos dois grupos estivessem formadas somente no início de dezembro. A prioridade do governador eleito é aprovar um projeto de lei modernizando as  Parcerias Público Privadas. A proposta será enviada ao departamento jurídico da equipe da governadora para que então possam enviar à Assembleia Legislativa para que possa ser votada.

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reuniu ontem (17) com representantes das candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a difusão massiva de notícias falsas e a onda de violência durante as eleições. O tribunal vem colocando preocupações com a disseminação de conteúdos colocando em dúvida o sistema de votação e apuração nestas eleições. Rosa Weber teria feito um apelo para que a campanha ocorra em clima de paz e para que os candidatos incentivem apoiadores a fazer uma campanha pacífica. A missão internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestou preocupação com o fenômeno da desinformação durante o 1º turno e elogiou a segurança das urnas.

A chuva forte desta quara-feira atingiu a  Região Metropolitana de Curitiba, em Almirante Tamandaré um rio transbordou e alagou casos próximas. Além dos alagamentos, o temporal causou outros estragos: um barranco desmoronou e árvores caíram. Na região Norte os estragos foram mais intensos, em Londrina. Oito escolas estão sem aulas hoje devido aos estragos provocados pela chuva. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 200 imóveis foram danificados, mas há registros de desabrigados ou desalojados. Cento e cinquenta árvores caíram total ou parcialmente.