Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Um terço dos homens não vai ao médico prevenir doenças

Por Jornalismo. Publicado em 21/08/2018 às 08:56.

O engenheiro, Róbson Luciano, só vai ao médico quando fica extremamente doente. Os problemas mais comuns são resfriados e inflamações na garganta, segundo ele. Este ano ele completou 41 anos de idade e não vê motivos para fazer exames preventivos com frequência.

A maioria dos homens, 31% não procura o assistência de saúde para prevenir doenças, segundo o Ministério da Saúde. Entre esses que não vão ao médico, 55% afirmam que não precisam. Mas o agravamento de doenças como: câncer, diabetes e hipertensão são os principais motivos de mortes entre eles, situações que poderiam ser minimizadas com exames preventivos.  De acordo com o secretário de saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, os exames preventivos podem salvar vidas.

Os exames de check-up devem ser realizados desde a juventude para detectar problemas entre os principais estão:  exame de sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídios, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial; verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); função pulmonar (indicada aos fumantes); pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); teste de detecção de sífilis; e pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C. Além disso, para os homens com mais de 40 anos, quando indicados por um médico, é importante fazer também o exame de toque retal e o teste para verificar a reação do antígeno prostático específico (PSA) no sangue. Alterações nos níveis dessa substância podem indicar o aparecimento de problemas na próstata. Antônio Carlos Nardi, secretário de saúde do Paraná defende o fim do preconceito masculino ao exame.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 61,2 pacientes são diagnosticados com o câncer de próstata todos os anos. A doença também é a segunda maior causa de morte relacionada a cânceres no País. Mas 95% dos casos poderiam ser curados se fossem detectados ainda no estágio inicial. No mês de agosto é feita a campanha Agosto Azul, para que os homens busquem exames preventivos.

De Curitiba, Ligia Gabrielli