Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições, já foram lacradas pela Justiça Federal do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 03/10/2018 às 16:39.

38 milhões de reais de licenciamento de imóveis irregulares são investigados pela Prefeitura de Curitiba. São 70 empreendimentos com licenciamentos irregulares, apontados pela Comissão de Autoria Governamental da Secretaria Municipal de Urbanismo. Entre os empreendimentos envolvidos estão shoppings, escolas, restaurantes, farmácias, edifícios residenciais, entre outros. As irregularidades foram registradas entre 2013 e 2016. Nestes 70 casos apurados, as principais irregularidades técnicas são: liberação de parâmetros construtivos muito acima do permitido pela legislação, dispensa de aquisição de potencial construtivo, substituição de potencial construtivo por doação de equipamentos, dispensa de Relatório Ambiental Prévio (RAP) em grandes empreendimentos, liberação de edificações em locais proibidos e liberação de farmácias em vias com restrição.

As urnas eletrônicas que serão usadas no Paraná, nas eleições do próximo domingo (7), já foram lacradas pela Justiça Federal do Estado. Os equipamentos foram testados e lacrados por um juiz e um promotor eleitoral, trabalho que durou mais de uma semana. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) afirma que a auditoria para verificação do funcionamento das urnas vai ser realizada nos mesmos dias e horários de votação oficial. Os trabalhos de auditoria podem ser acompanhados por fiscais de partidos políticos, coligações, representantes da OAB e por entidades representativas da sociedade.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná fez um alerta para as chamadas notícias falsas, ou “fake news”. É que está circulando nas redes sociais uma afirmação sobre votos brancos. Alegando que se os eleitores votarem em branco para algum dos cargos, com exceção de presidente, o eleitor tem o voto para presidente anulado. O que não é verdade. O voto branco, assim como o nulo, não entram na contagem dos votos válidos. O que significa que votar em branco ou nulo para algum cargo, não anula o voto em outro. Outro alerta do TRE diz respeito aos significados das teclas. Uma vez que para votar branco, o leitor precisa apertar branco e confirmar, e assim, o voto é configurado como uma escolha. Já o nulo é quando o eleitor digita algum número que não corresponde a nenhum candidato, e depois confirma, simulando um equívoco do eleitor. Por isso é importante prestar bastante atenção na hora de votar.