Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

(41) 3252.1700

Uma parceria que se tornou muito benéfica para a comunidade, que recebe informações de utilidade pública com agilidade, atende a importantes necessidades da Copel e contribui para a sustentabilidade das emissoras de rádio.

Por meio do convênio, vigente desde a década de 1980, as emissoras veiculam em sua programação os spots informativos da Copel.

As veiculações devem cumprir as exigências estabelecidas pelo convênio, seguindo as determinações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o qual promove auditorias periódicas junto às emissoras conveniadas.

As comprovações de veiculação são enviadas pelas emissoras para a equipe da AERP, que faz a conferência do material e o encaminhamento para a Copel.

Como funciona

São 11 (onze) inserções diárias de trinta segundos cada, veiculadas de segunda a sábado, com a seguinte distribuição: 4 (quatro) inserções no horário compreendido entre 6h00 e 19h00; 4 (quatro) inserções no horário compreendido entre 19h00 e 24h00 e 3 (três) inserções no período compreendido entre 1h00 e 6h00.

As emissoras estão livres de divulgar qualquer aviso aos domingos. O Convênio é claro: inserções de segunda a sábado. Portanto, se a emissora receber qualquer aviso para ser divulgado no domingo, não deverá aceitar. Caso isso ocorra, pedimos a gentileza de nos comunicar imediatamente.

Baixe os spots vigentes

Atenção
  • Fique atento, após dia 06/07 as emissoras não poderão veicular spots com assinatura do Governo do Estado do Paraná;
  • São 11 veiculações diárias (de segunda a sábado), com a sobreposição dos avisos de desligamento, quando encaminhados pela nossa área técnica;
  • Avisos de desligamentos programados se sobrepõem a esta programação, devendo entrar no lugar do spot que estiver com o maior número de veiculações diárias previstas;
Spot Irradiações diárias Período de veiculação
Copel Arborização 3 irradiações diárias De 01/10/2018 a 27/10/2018
Copel Tempestade 4 irradiações diárias De 01/10/2018 a 27/10/2018
Copel Uso Eficiente 4 irradiações diárias De 01/10/2018 a 27/10/2018

Passo a passo para gravar o CD dos spots

  • 1 - Confira a programação geral das inserções

    Fique atento à distribuição das inserções. Cada spot do convênio tem 30 segundos. Deverão ser vaiculadas 11 inserções por dia, de segunda a sábado, com a seguinte distribuição:

    • Três inserções entre 1h e 6h;
    • Quatro inserções entre 6 e 19h;
    • Quatro inserções entre 19h e 24h.
  • 2 - Grave os spots no padrão de auditoria da Copel

    A gravação deve iniciar dez minutos antes do instante exado da inserção do spot e estender-se até dez minutos depois do fim da execução do spot. Em algum momento durante este intervalo de tempo, o locutor deverá informar a hora certa. Caso isto não ocorra, deve-se prolongar a gravação (antes ou depois do spot) até que se confirme o horário da inserção. Não serão aceitas gravações que não informem a hora em nenhum momento ou que apresentem a locução do horário inserida manualmente.

    A edição destas gravações não configura burla, pois, para atender aos padrões exigidos pela Copel, é feita uma cópia dos arquivos. As gravações originais permanecem inalteradas no computador da censura.

  • 3 - Prepare os spots gravados para o envio

    Os arquivos de áudio (em formato mp3 ou outro executável em computador) devem ser nomeados com a hora de início da gravação e o final da gravação. Por exemplo: a palavra «Copel» é seguida pela data de início do áudio e o intervalo de gravação de dez minutos. Logo após, vem a palavra «executado» e o horário exato de inserção do spot, desta maneira Copel 18-07-16 – 02h32-02h52 – executado 02h42.mp3.

    A gravação dos spots deve ser feita por 20 dias, para emissoras com até 1.000 W, ou 30 dias, para as emissoras acima de 1.000 W. Todos os arquivos de áudio devem ser gravado sem CD, DVD ou pen drive. Mantenha uma cópia da compilação arquivada até saber que está tudo certo. Caso seja identificada alguma não conformidade, a gravação poderá ser solicitada novamente.

  • 4 - Preencha o mapa de veiculação

    O mapa de veiculação deverá conter os horários exatos de todas as inserções dos spots do convênio da Copel no mês vigente. Não serão aceitos dados apresentados no mapa que não sejam comprovados pelas gravações. É importante que os horários informados no mapa sejam idênticos ao das gravações.

    Se desejar, você pode fazer download de um modelo de mapa de veiculação clicando aqui.

  • 5 - Como proceder para atender à auditoria do Convênio Copel

    Para atender o disposto na cláusula 14 do contrato de adesão ao convênio firmado entre a AERP e a Copel, para o período solicitado, a Copel poderá solicitar à afiliada da AERP comprovação de veiculação das inserções, objeto do convênio, conforme descrito a seguir.

    Em caso de não conformidade, a Copel está no seu direito de não efetuar o pagamento. Por isso, fique atento às instruções e, em caso de dúvida, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3252-1700, antes de enviar seu relatório.