Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

04.04 – GIRO DE NOTÍCIAS – TARDE

Por Toni Casagrande. Publicado em 04/04/2018 às 16:55. Atualizado em 18/07/2018 às 17:14.

A massa de ar seco, que cobre todo o Estado, impede a formação de nuvens e mantém o tempo ensolarado e sem chuva na maior parte do Paraná nesta quinta-feira. Apenas na região leste, entre as praias, Serra do Mar e até parte dos Campos Gerais, os ventos que sopram do oceano trazem muita umidade e deixam o tempo mais fechado e com a possibilidade chuva. Mínimas de 14 em Ponta Grossa e Guarapuava; máximas de 23 em Curitiba; 27 em Telêmaco Borba e Paranaguá; 29 em Londrina e Maringá; 30 em Jacarezinho e Paranavaí; e 31 em Foz do Iguaçu.

Lideranças do MST – o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra -planejam uma mobilização nacional caso o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula seja negado pelo STF. De acordo com João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST, a mobilização vai ser mais radical se Lula for preso. As mobilizações podem começar logo após o julgamento, que acontece durante esta tarde. O “Abril vermelho”, como está sendo chamado, pode levar ao bloqueio de rodovias, invasões de fazendas e de prédios públicos.

A prefeitura de Maringá lançou hoje dois concursos com 152 vagas que serão preenchidas no prazo de um ano. O número de vagas é menor que o previsto em janeiro por que a prefeitura afirma que precisa economizar.  Os salários variam de R$ 1.207 a mais de R$ 12 mil. As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 de abril e 11 de maio pelo site www.fauel.org.br. No mesmo site é possível ler os editais e saber detalhes das vagas abertas. As provas serão realizadas nos dias 10 e 17 de junho.

O Congresso Nacional derrubou os vetos do Presidente Michel Temer e manteve o projeto do Refis Rural. Ao vetar a proposta do refinanciamento de dívidas produtores rurais, o presidente argumentou que alguns trechos comprometiam o ajuste fiscal do governo. Com a derrubada dos vetos, os agricultores familiares poderão renegociar as dívidas com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e o BNDES. Eles também terão maiores prazos para liquidarem os débitos, como desconto das multas.